Novas tecnologias surgem diariamente para facilitar os mais diversos processos. Em paralelo a essa nova realidade, os Gráficos de Gantt, desenvolvidos há mais de um século, continuam sendo uma ferramenta bastante útil na gestão de projetos. Você sabe o motivo?
A ferramenta funciona como um calendário detalhado, porém visualmente simples e de fácil entendimento. Por meio dela, gestores e equipes conseguem acompanhar o andamento de projetos, avaliando o tempo de realização e os prazos de entrega.
Em suma, os Gráficos de Gantt facilitam a compreensão de todo o processo e, consequentemente, contribuem para uma gestão de qualidade. Ficou interessado em saber mais? Acompanhe o post, conheça a origem, funcionamento e saiba quando é interessante fazer uso dessa ferramenta!
What you will find on this blog:
ToggleO que é e qual a origem do Gráfico de Gantt
Também conhecido como Diagrama de Gantt, a ferramenta leva o nome de seu criador, o engenheiro e consultor de empresas Henry Gantt.
Ele tirou a ideia de uma versão anterior e mais complexa do diagrama, desenvolvendo um Gráfico de barras horizontais mais simples, visual e de fácil entendimento. Seu objetivo era acompanhar o trabalho realizado em fábricas para evitar atrasos no processo produtivo.
Assim, o Gráfico se tornou uma inovação para a administração de processos. Por permitir ao gestor uma visão clara do tempo gasto e dos prazos para cada projeto, segue hoje como uma ferramenta de gestão bastante útil.
Como funciona o Gráfico de Gantt
O Gráfico pode ser desenvolvido à mão, no Excel ou com o auxílio de softwares. Por meio das barras horizontais, é possível indicar as datas de início e fim do projeto completo, bem como de cada etapa do processo.
Assim, é possível acompanhar o que está sendo feito em cada intervalo, monitorar atrasos e progressos, reprogramar datas e colher diversas outras informações importantes para a boa gestão e bom andamento do projeto.
Porque usar o Gráfico de Gantt
Por ser uma ferramenta muito simples e muito visual, o Gráfico de Gantt permite ao gestor e aos colaboradores ter uma boa visão do andamento de cada processo, bem como do projeto de forma global.
O Gráfico permite que seja feita a divisão de tarefas, a indicação de responsáveis, o controle de desenvolvimento e administração de prazos. Assim, toda a equipe consegue verificar tarefas interdependentes e acompanhar datas.
A consequência é uma maior facilidade na criação e manutenção de um bom ritmo de trabalho, bem como de um ambiente colaborativo para a identificação de dificuldades e possibilidades.
Quando usar o Gráfico de Gantt
Como entendido, o Gráfico de Gantt não é uma ferramenta para um mero acompanhamento do tempo. Permite, por meio disso, a melhor gestão de todos os processos desenvolvidos.
Assim sendo, o Gráfico pode ser utilizado da forma já apontada, com tarefas e prazos ou para organizar projetos, separando-os por equipes ou até por clientes.
A ideia é utilizar a ferramenta sempre que for conveniente contar com um apoio visual simples e de fácil acesso, visando conferir maior autonomia aos envolvidos e, ao mesmo tempo, mantê-los a par do andamento de todo projeto.
Como desenvolver um Gráfico de Gantt
Como dito, o Gráfico pode ser desenvolvido tanto usando ferramentas convencionais, quanto com o apoio de management software.
Por mais que, desde a sua criação, a ferramenta de Gantt tenha se mantido relevante para o acompanhamento de diversos processos, nada impede você e sua empresa de fazerem “upgrades”.
O importante é conseguir desenvolver um Gráfico completo e bastante visual, seguindo a sua premissa e possibilitando seu máximo aproveitamento. Assim sendo, se possível for, vale contar com o apoio da tecnologia para obter resultados ainda melhores.
Sua empresa já utiliza os Gráficos de Gantt? Em quais áreas ou projetos? Compartilhe conosco a sua experiência!
Conheça também as variações do Ciclo PDCA e como eles podem melhorar a gestão da sua empresa!