No momento da escolha, existem uma série de cuidados que você deve ter para adquirir uma solução que efetivamente contribua para gerar resultados para a sua empresa. Essas considerações devem envolver desde os seus objetivos estratégicos de negócio até a operacionalização das atividades.
Neste post, trazemos 5 dicas de como escolher um software de gestão estratégica com base nas necessidades da sua empresa.
O que você vai encontrar neste blog:
ToggleFaça um mapeamento de processos e necessidades
Um dos motivos pelos quais a implementação de um software de gestão estratégica fracassa é que as empresas tentam adequar seus processos ao software adquirido, quando na verdade, o movimento deve ser contrário.
Você deve entender o funcionamento da sua empresa e encontrar um software que responda às necessidades do seu negócio. Um software que traga as principais metodologias de gestão, como Balanced Scorecard (BSC), Value Based Management (VBM), Gerenciamento pelas Diretrizes (GPD) e Ciclo PDCA é um bom começo, pois você pode identificar qual das metodologias se aplica melhor ao seu negócio e aplicá-la sem contratempos.
Veja também: Qual o modelo de gestão ideal para a sua empresa
Gerenciamento fácil das informações
Outra característica que um software de gestão estratégica deve ter é ser intuitivo e fácil de operar. Se você tiver que ficar selecionando dezenas de filtros para conhecer os principais resultados do seu negócio, além de perder tempo pode perder informações importantes.
Dessa maneira, priorize os softwares que trazem um dashboard de controle com as informações estratégicas claras logo na primeira tela. A segmentação das informações de modo que você entenda os impactos de um setor no outro ou de uma ação no seu negócio como um todo também é fundamental para que sua gestão seja o mais objetiva possível.
Escalabilidade
Muitos softwares de gestão estratégica são vendidos como plataformas fechadas, sem possibilidade de crescimento, o que leva sua empresa a ter que contratar outro tipo de solução quando começar a expandir os negócios.
Nesse sentido, prefira sempre softwares que permitam a escalabilidade das informações armazenadas, isto é, o crescimento ordenado do seu conhecimento organizacional. Softwares desenvolvidos no modelo SaaS (software as a service), que são hospedados na nuvem, têm essa flexibilidade e oferecem recursos que podem ser agregados gradativamente, facilitando a gestão do seu orçamento.
Segurança da informação
Informações estratégicas nem sempre podem ser compartilhadas com todos os funcionários. Mas isso não significa que você deve manter um software de gestão estratégica só para si e deixar os funcionários trabalhando em planilhas ou controles avulsos.
Na hora de escolher seu strategic management software, verifique se há a possibilidade de inserir níveis de acesso, liberando informações importantes para que sua equipe possa trabalhar melhor e produzir com mais qualidade sem comprometer as informações confidenciais do negócio.
Indicadores de desempenho
Acompanhar a performance da sua estratégia é o ponto-chave para o sucesso. Sendo assim, escolha um sistema que traga relatórios analíticos completos e indicadores de performance intuitivos e de fácil entendimento.
No software de gestão da Stratec, por exemplo, os resultados são visualizados em barras coloridas e faróis que facilitam a compreensão do que está sendo avaliado e de como a empresa está evoluindo em determinado objetivo.
A escolha de um software de gestão estratégica deve sempre estar alinhado ao seu planejamento estratégico, auxiliando a empresa a atingir seus objetivos de negócio. Se o seu planejamento estratégico falha, o software de gestão também falha. Sendo assim, que tal conferir 6 dicas para uma gestão estratégica eficiente?