Muitas vezes, o setor da Gestão de Pessoas e os Recursos Humanos (RH) são considerados sinônimos dentro de uma organização, apesar de apresentarem características e funções distintas. Por isso, com o intuito de te ajudar a compreender a diferença entre as funções para fortalecer um trabalho mais qualificado na sua empresa, nós da Actio vamos explicar, neste post, tudo sobre a diferença entre os cargos.
Com o progresso tecnológico dos últimos anos, diversas empresas precisaram se adaptar à nova realidade e começaram a desenvolver métodos de trabalho diversificados. Dessa forma, com o objetivo de melhorar o desempenho organizacional, além de continuar satisfazendo as necessidades do cliente, as áreas de Gestão de Pessoas e RH passaram a ter um maior investimento.
Com a adoção de algum desses setores pela empresa, é possível perceber uma melhora significativa na comunicação dos departamentos e no bem-estar dos funcionários. Todos esses benefícios contribuem no desenvolvimento da empresa, mas afinal, você sabe como esses métodos agem dentro de uma organização? Continue lendo e entenda!
O que você vai encontrar neste blog:
ToggleO que é Gestão de Pessoas?
Among the services that people management’s maturity levels. está diretamente ligada às práticas aplicadas dentro de uma organização que visam melhorar o seu funcionamento. Ou seja, a metodologia busca cuidar dos funcionários e garantir um bom ambiente de trabalho.
Vale ressaltar que, além de garantir a melhor qualidade de vida do funcionário dentro de uma empresa, a metodologia de Gestão de Pessoas também impulsiona a melhora do desempenho e da produtividade da empresa.
Para realizar esses objetivos, a gestão de pessoas precisa lidar com os aspectos internos e externos da organização que influenciam nessas práticas. Desse modo, o setor responsável pela metodologia precisa focar em alguns objetivos pré-estabelecidos para ter certeza que todos da empresa estão comprometidos a realizar as metas empresariais.
Caso a sua empresa tenha uma equipe produtiva, implementar um método de gestão de pessoas pode ser um grande aliado no desenvolvimento da firma, uma vez que certamente as metas serão atingidas e você estará à frente de outras organizações concorrentes.
Na maioria dos casos, a organização também possui uma equipe especializada em focar somente nessa área de gestão de pessoas para não sobrecarregar o departamento de RH que, em geral, trabalha com atividades burocráticas.
Prioridades e funções de Gestão de Pessoas
- Oferecer sugestões e apresentar tecnologias que possam melhorar os processos
- Garantir o atingimento de bons resultados
- Dar uma maior atenção a retenção dos talentos na empresa
- Aumentar a satisfação dos colaboradores
- Potencializar a capacidade dos funcionários
O que é Gestão de Recursos Humanos?
A Gestão de Recursos Humanos tem como principal objetivo ser a área mediadora entre a empresa e os colaboradores. Ou seja, o profissional de RH trabalha com um conjunto de competências, estratégias e técnicas para proporcionar a satisfação do funcionário. Além disso, o setor ainda ajudar a organização a impulsionar os objetivos atingidos.
Desde sua criação, a concepção de Recursos Humanos tem passado por diversas mudanças. Isso acontece pois, antigamente, as empresas tinham um foco maior no conceito de hierarquia dentro de uma organização e, nos dias atuais, vemos uma aproximação do líder com os demais empregados.
Para se adaptar à nova realidade, o profissional de RH teve que mudar a forma que tratava e lidava com os colaboradores. Atualmente, os profissionais dessa área passaram a mediar conflitos e a criar um ambiente ideal para o desenvolvimento profissional e pessoal dos funcionários.
Desse modo, os principais objetivos da gestão de RH são: selecionar, gerenciar e conduzir os colaboradores nos propósitos da empresa. Essas funções podem ser realizadas por um pessoa só ou um departamento especializado na área, dependendo da dimensão financeira da firma.
Prioridades e Funções dos Recursos Humanos
- Realizar um bom serviço de recrutamento e seleção de colaboradores
- Garantir que as regras sejam transparentes
- Certificar a qualidade das áreas da organização
- Exigir comprometimento na realização dos trabalhos
- Proporcionar um ambiente de trabalho saudável
Qual a diferença entre Gestão de Pessoas e RH?
A principal diferença entre os departamentos está no processo. Enquanto o profissional de Recursos Humanos é responsável por fazer a ponte entre o colaborador e a empresa, a metodologia de Gestão de Pessoas trata-se das ferramentas necessárias para aprimorar e gerir as competências dos funcionários.
Além disso, o departamento de RH refere-se a uma área onde os profissionais trabalham diretamente com avaliadores de desempenho, recrutadores, psicólogos, assistentes sociais, entre outros. Já a área de Gestão de Pessoas é focada em tornar o crescimento e a contribuição de cada pessoa na empresa mais fácil, ou seja, sua principal função é humanizar os processos.
Ou seja, como você pode perceber a Gestão de Pessoas e o RH são diferentes no momento da execução, mas partem do mesmo processo e por isso, as áreas estão intimamente ligadas. Caso um departamento de RH não esteja alinhado às diretrizes da Gestão de Pessoas, o setor não está valorizando o maior recurso de uma firma: as pessoas.
Quando uma empresa trabalha com a Gestão de Pessoas em conjunto com o RH, o resultado disso é certo: um espaço mais produtivo e claro.
Como a tecnologia pode aumentar a produtividade dessas áreas?
Após todas essas informações, já é possível entender a importância de implementar a Gestão de Pessoas ou o RH na sua empresa. No entanto, em um mundo no qual gerenciar pessoas se consolida cada vez mais como uma área estratégica na vida das empresas, é importante saber a melhor forma de dar suporte para a afirmação e crescimento dessas áreas.
Pensando nisso, em parceria com a Falconi, group, have developed Lift. Um software capaz de elevar a Gestão de Desempenho da sua empresa para um novo patamar. Ficou interessado? Não deixe de pedir um orçamento aos nossos consultores.
Quer receber mais conteúdos como esse? Não se esqueça de seguir a Actio, no Instagram, Linkedin and Facebook.