E é com base na relevância dos dados coletados e apresentados nos próprios dashboards que abordamos essa limitação e, também, te explicamos como resolver o problema e criar condições para que as decisões da sua empresa sejam mais assertivas e bem-sucedidas. Acompanhe!
What you will find on this blog:
ToggleDashboards deixaram de ser importantes? Não!
Se você chegou aqui atraído pela ideia de que o dashboard pode não ser o suficiente para os objetivos de sua empresa, vamos com calma. De fato, trataremos de limitações e soluções que podem contribuir para melhores resultados.
Antes disso, porém, é preciso ressaltar que os dashboards continuam sendo importantes e podem ser ferramentas muito úteis para o processo de gestão de informação da empresa.
Isso porque, de forma muito prática, essa ferramenta permite a coleta e visualização de dados relevantes, em uma única tela e em formas gráficas. E é esse formato que facilita ao gestor fazer comparações e relacionar informações para embasar com mais segurança o processo de tomada de decisões.
Ao possibilitar o acesso aos dados, o dashboard contribui também para o estabelecimento de metas mensuráveis (afinal, os dados continuam ali), facilitando o acompanhamento de indicadores de desempenho e, consequentemente, favorecendo a conquista de melhores resultados.
E quando o dashboard não é suficiente?
Por vezes, porém, gestores e colaboradores esbarram na dificuldade de identificar a possibilidade e definir metas transparentes e adequadas às necessidades e capacidades da equipe ou da empresa.
Isso porque, ainda que forneça os dados de forma clara e bastante visual (o que tende a facilitar a compreensão e análise do contexto), se não for feita uma análise estratégica e crítica desses dados, não é possível criar condições para uma melhoria contínua dos resultados. Do mesmo modo, de nada adianta entender o que não funcionou, se não houver um espaço e uma rotina de criar ações para corrigir os desvios.
Assim, sua empresa pode já estar habituada ao uso de dashboards devidamente desenvolvidos e adaptados à cada área ou setor, favorecendo a transparência e o compliance. Mas, vai acabar esbarrando na necessidade de ir além e fazer, de fato, uma boa gestão estratégica.
Para tanto, o mais interessante é poder contar com uma solução que extrapole os dados e forneça informações ainda mais concretas e proveitosas para a tomada de decisões. Em outras palavras, é preciso contar com uma solução que favoreça o uso estratégico dos dados apresentados pelo dashboard.
Como resolver? Saiba qual solução permite aliar dados e estratégia!
Uma vez ciente da reflexão apresentada neste post, é bem provável que você já tenha concluído que, para levar a sua empresa cada vez mais além, é preciso apostar num gerenciamento de dados mais inteligente.
E isso significa, por exemplo, encontrar meios de integrar esse monitoramento dos dados aos processos de gestão estratégica. O software GE é uma ferramenta que foi desenvolvida com esse propósito.
Ao extrapolar as funcionalidades de um dashboard comum, essa ferramenta potencializa o uso dos indicadores de desempenho, bem como o acompanhamento das metas estabelecidas para o sucesso da estratégia traçada pela empresa.
No Software Gestão Estratégica da Stratec (GE), o gestor quando identifica uma meta não alcançada, pode imediatamente identificar o responsável pelo indicador e avaliar o relatório feito por ele com a análise do resultado alcançado, mostrando as causas do acontecido. Isso com poucos cliques. O gestor pode ainda avaliar o plano de ação original e de correção ou até mesmo sugerir novas ações que poderão contribuir para o atingimento da meta no próximo mês.
Tudo isso torna mais fácil, ágil e assertivo o processo de detecção de falhas ou fraquezas. Sobretudo porque com a atualização constante dos dados, é possível programar alertas automáticos para desvios graves que careçam de ações corretivas mais urgentes.
Sua empresa já consegue utilizar o dashboard aliado aos processos de gestão estratégica? Conte sua experiência nos comentários!