Entender o que é gestão estratégica é o primeiro passo para garantir a eficiência da metodologia.
Veja as dicas para realizar uma gestão eficiente:
O tema gestão estratégica está presente na maioria das empresas, independente do porte. No entanto, nem sempre o entendimento sobre esse assunto é assertivo. Muitos confundem com a gestão global da empresa, outros confundem com o setor financeiro, o que compromete a execução da estratégia em si.
Segundo Guilherme Barbassa, diretor da Stratec, a gestão estratégica é uma forma de gerenciar a empresa buscando garantir o alcance de resultados de longo prazo, isto é, buscando alcançar a visão da organização. Para que isso aconteça, é necessário seguir alguns passos que irão garantir a implementação da "strategic management" na organização de forma eficiente e eficaz. São eles:
- Defina uma estratégiaPesquise sobre seu ambiente. Analise o mercado, seus clientes, concorrentes, seu produto, o clima da organização em que você trabalha, como ela vista externamente, e a partir daí, reconheça os pontos fortes e fracos de seu empreendimento. Tendo essas informações em mãos, crie (em conjunto com outros gestores e acionistas) a missão, visão e os valores de sua empresa, qual são os objetivos futuros do negócio e onde se quer chegar.
- Dê um direcionamento à sua estratégiaDepois que a estratégia de sua organização foi definida, é preciso determinar o que vai ser feito para que se atinja os objetivos globais da organização. Procure responder as seguintes perguntas: Quem será o seu público alvo daqui pra frente? Quais serão os seus produtos ou serviços? Quais os diferenciais do seu produto / serviço? O que é valor para sua empresa? Em qual segmento de mercado você quer trabalhar? Que tipo de colaboradores você quer ter como aliados? Quem poderá ser parceiro nessa jornada?
- Monitorando a estratégiaDepois de definir a estratégia e como ela será direcionada, é preciso pensar em como ela será monitorada. Este é o momento de criar os objetivos específicos, determinar quais serão as metas de cada setor e os indicadores que irão medir se as metas estão sendo atingidas ou não. É importante pensar nesse momento, como a empresa irá medir se a meta X foi cumprida, que tipo de ações irão determinar o sucesso ou não dessa meta e como os indicadores serão monitorados.
- Alinhe a estratégia dentro da sua empresaEnquanto a estratégia estiver no nível da teoria, ela dificilmente vai trazer benefícios tangíveis para sua empresa. É necessário pensar no nível tático e montar um plano de ação para alcançar cada objetivo. O alinhamento nesse caso deve ser feito entre todos os lideres, gestores até o nível operacional da empresa, para que todos tenham a clara percepção de que cada ação significa uma contribuição para o alcance da meta global.
- Ponha a estratégia em práticaDepois de definir o plano de ação e dividir as metas em ações operacionais, é hora de colocar as ações e os projetos em prática e monitorar a execução no dia a dia. O software da Stratec, por exemplo, recebe os dados que são incluídos no sistema por cada gestor periodicamente, gerencia os prazos e o alcance das metas automaticamente, cria gráficos e mapas de modo a facilitar o acompanhamento das informações, e ainda, dispara alertas, caso alguma ação esteja muito aquém do previsto. Desse modo, o gestor tem a oportunidade de tomar decisões, mudar o curso das ações e atingir os objetivos propostos.
- Revise a estratégia e planeje de novo se necessárioDe tempos em tempos, é saudável que a empresa revise se o planejamento ainda é condizente com os objetivos da organização. São várias as situações que podem interferir na visão da empresa e em suas metas globais, como por exemplo, uma mudança brusca no mercado, a alteração da estrutura societária da companhia, ou uma crise, etc. Por isso, é recomendável que se faça regularmente um momento de revisão da estratégia e, nesse período, se for o caso, vale incluir metas, indicadores ou suprimir alguns deles. Afinal de contas, a estratégia da organização é um elemento mutável, que tem vida, e que acompanha a cultura da empresa e sua história.
Conheça também os modelos de decisão organizacional e identifique qual é o padrão ideal para o seu ambiente de trabalho.