Identifique o grau de maturidade da sua empresa, conheça o diagnóstico de gestão da Stratec.
Para identificar oportunidades de melhorias em uma organização é necessário que se faça uma avaliação, de modo a perceber pontos que necessitam mudanças. Visando essa reflexão dentro das empresas, a Stratec lançou o “Diagnóstico de Gestão”, disponível gratuitamente em seu site, para ajudar as organizações a pensarem sobre a eficiência de seus processos e de sua gestão estratégica como um todo.
A iniciativa surgiu de Guilherme Barbassa, diretor da Stratec, que tinha vontade de traçar um panorama do mercado, avaliando o grau de maturidade das organizações no mercado hoje. “O diagnóstico vai dar um panorama geral do grau de maturidade da gestão estratégica da organização e algumas dicas mais específicas sobre quais pontos podem ser trabalhados na gestão estratégica. Em cada pergunta estamos avaliando um tópico e o grau de maturidade deste tópico”, explica Barbassa.
Natália Lima, analista de marketing da Stratec, diz que o diagnóstico vai servir para muitos gestores identificarem possíveis gargalos, que muitas vezes, não são percebidos facilmente pela empresa. “A oportunidade de repensar a empresa, o jeito de fazer gestão, como trabalhar novas estratégias para colaborar com o crescimento do negócio, são algumas das propostas de reflexão do diagnóstico”, conta.
O diagnóstico é 100% online e para utilizá-lo, basta preencher um questionário que aborda questões como planejamento para daqui a cinco anos, ambiente externo e interno, cenários possíveis, a prática de gestão já existente na empresa, planejamento orçamentário, entre outros assuntos. Depois de enviado o diagnóstico, a pessoa recebe um email com a análise de suas respostas. As respostas são analisadas por um consultor da Stratec.
“Enquanto cada pessoa recebe individualmente as respostas sobre seu negócio, queremos traçar um panorama do grau de maturidade das organizações em relação à gestão estratégica no mercado e mapear onde as empresas estão tendo a necessidade de melhoria”, diz Barbassa. Segundo o diretor, assim que compilada as informações das 100 primeiras organizações, o panorama será publicado no site.
Natália acredita que o preenchimento do diagnóstico irá trazer, principalmente, a identificação dos pontos frágeis, fazendo com que as empresas possam perceber quais são suas necessidades de melhorias, de sistematizações e de otimização da gestão estratégica para garantir resultados efetivos.