O Brasil ocupa a 69a posição no ranking de inovação mundial, segundo estudo WIPO – World Intellectual Property Organization. Esse índice, medido ano a ano, leva em consideração uma série de requisitos, mas, principalmente, os desafios enfrentados pelas empresas em implementar uma cultura flexível e apta a mudar conforme a dinâmica do mercado.
Analisando o cenário corporativo atual, temos uma verdadeira avalanche de soluções tecnológicas adentrando as empresas, os negócios e as relações comerciais: softwares de gestão e inteligência de negócios; internet das coisas; dispositivos mobile; cloud computing; automação do atendimento com chatbots; entre muitas outras.
É por esse motivo que tanto temos falado a respeito da transformação digital, um movimento que não representa apenas o uso intensivo de tecnologias no ambiente organizacional, mas que muda completamente a forma de fazer negócios, especialmente quando estamos gerenciando projetos.
What you will find on this blog:
TogglePor que inovar na empresa?
Inovar não é criar, mas sim dar uma aplicabilidade diferente a algo já existente. Por exemplo: dez anos atrás, os celulares eram capazes de fazer chamadas e enviar e receber SMS. A inovação foi termos outros serviços e aplicações agregados, como acesso à internet.
Quem não inova fica parado no tempo, assim como as indústrias de máquinas de escrever, de fitas K7, de LPs, entre tantas outras. Quem não viu a oportunidade de inovar e começou a fazer as coisas de um modo diferente, morreu.
Na gestão de projetos não é diferente. Cada iniciativa é um bom pretexto para que você e sua equipe façam algo completamente novo. Ao invés de usar tijolo e argamassa na construção civil, por que não aplicar materiais recicláveis? Os resultados podem ter um impacto significativo, tanto para o cliente quanto para os usuários finais.
A inovação é isso: servir à humanidade de uma forma cada vez mais alinhada às necessidades da sociedade.
E como criar uma cultura de inovação?
Poderíamos passar dias e dias falando sobre como criar uma cultura de inovação na empresa. Mas vamos salientar as atitudes e comportamentos que consideramos mais importantes nesta virada estratégica:
Estruture suas ideias na forma de projetos
Sempre que se pensa em uma nova forma de fazer algo na empresa ou numa ideia totalmente nova, é muito importante que se organize essas ideias no formato de projetos, onde há uma pessoa responsável por fazer a ideia sair do papel, e diversos colaboradores com suas responsabilidades complementares. O projeto estabelece um plano de ação e prazos para cumprir cada uma delas. Sem essa organização, as ideias morrem e não se concretizam na empresa, dificultando a cultura de inovação.
Dê liberdade à sua equipe
Sim, para inovarmos precisamos pensar, criticar, tentar e falhar. Se um membro da equipe tem uma ideia um tanto quanto “fora da caixa”, deixe-o tentar aplicá-la. Quem sabe vocês não se tornam pioneiros em uma nova estratégia, fórmula ou aplicabilidade de um produto ou serviço?
Obtenha apoio
Dentro de um projeto, devemos estar alinhados com o que o cliente quer e precisa, especialmente o sponsor do projeto, isto é, o principal interessado. Neste sentido, obtenha o apoio dele para que você e seu time tenham a liberdade necessária para inovar.
Veja também: 5 mistakes you shouldn't make in project management
Trabalhe em equipe
É claro que cada membro do time tem suas responsabilidades, mas é importante que todos consigam trocar ideias e experiências a fim de encontrar melhores maneiras de aplicar o conhecimento criado em conjunto.
Sessões de brainstorming, grupos focais e mapas mentais são algumas das ferramentas que podem ser utilizadas para seu time trabalhe de forma integrada. Ao longo do desenvolvimento do projeto, considere usar um quadro Kanban para manter todos antenados com as atividades uns dos outros.
Acompanhe a execução das ideias
Uma boa maneira de manter todo o conhecimento gerado com os processos de inovação e troca de experiências é ter um software de gestão que facilite o processo inovativo dentro da empresa.
Ideias aplicadas e não aplicadas, projetos em andamento, priorização de protótipos e testes, participação de cada pessoa na criação de novas soluções, entre outras informações, podem ser armazenadas por um sistema inteligente que esteja pronto para ser seu centro de inovação empresarial.
A cultura de inovação não se forma sozinha, você tem que estimulá-la a cada dia de trabalho. Não perca tempo, coloque seu time para produzir, criar e inovar!