Uma das maiores dificuldades que os empreendedores enfrentam é manter os funcionários motivados. Para solucionar esse problema, uma alternativa é a adoção de métodos de bonificação para empregados, onde a empresa dá a oportunidade ao colaborador de aumentar o próprio salário, caso consiga atingir um objetivo pré-definido. Mas você realmente sabe como funciona a bonificação para funcionários, quais são seus prós e contras e como elaborar um plano desses corretamente? Continue a leitura e entenda.
O que você vai encontrar neste blog:
ToggleWhat is an employee bonus?
Primeiramente, é preciso compreender o que é a bonificação para funcionários. Um método de remuneração variável, a bonificação pode ser feita por meio de diversas recompensas em produtos, viagens e até por meio de uma renda extra. Essa estratégia é oferecida ao funcionário quando ele desempenha um bom serviço e contribui com os resultados positivos da empresa.
Desde 2017, por conta da Reforma Trabalhista, a bonificação deixou de fazer parte do salário. Também não há aplicação de FGTS e INSS sobre os valores extras da recompensa. Ou seja, a bonificação pode ser aplicada da forma que o empregador preferir: uma vez ao ano, a cada semestre ou trimestre, ou mensalmente.
O pagamento varia conforme as metas da empresa e as regras já definidas pelos gestores ou a equipe de RH. Por cada empresa ter um caráter subjetivo, os prêmios podem ser oferecidos por objetivos individuais ou coletivos. Além disso, a escolha da recompensa depende do orçamento final da firma, dos objetivos da empresa ou do perfil dos colaboradores.
Em geral, as principais bonificações variam em três tipos: prêmios materiais em mochilas, smartphones, vale-presente, entre outros; viagens em cruzeiros, internacionais ou hospedagens em resorts, e por último, o bônus em dinheiro.
Para elaborar um plano de bonificação para funcionários, é preciso definir um programa transparente e com regras claras. Assim, os colaboradores estarão cientes de como irá funcionar a recompensa e todos vão ter a chance de receber a bonificação e se manter mais motivado na empresa.
Por que a bonificação para funcionários é uma boa estratégia?
Com o ideal de que a motivação e o bem estar dos funcionários está diretamente ligado ao aumento de produtividade do trabalho, grandes firmas como o Google e o Ifood adotaram modelos de bonificação por resultados. Consequentemente, a produtividade dos colaboradores melhorou e os resultados foram muito satisfatórios.
Além disso, acredita-se que uma das vantagens de aplicar a bonificação para funcionários é a atração dos melhores talentos e a retenção de excelentes profissionais. Estima-se que os gastos demissionais podem chegar a 15 vezes o valor de um salário, além disso, o tempo de adaptação de um novo funcionário gira em torno de três há seis meses. Ou seja, por isso, é essencial proporcionar um ambiente de trabalho agradável, que vise garantir um serviço bom e de qualidade.
Uma boa estratégia para os gestores é investir em treinamentos contínuos, além de substituir alguns trabalhos humanos repetitivos por aparelhos de tecnologia que vão auxiliar na execução de tarefas. Afinal, dar a chance ao colaborador de melhorar seu desempenho, colabora na motivação da equipe e cria um ambiente mais saudável e agradável.
Quais são os principais erros na hora de aplicar a bonificação para funcionários?
Como você pode perceber até agora, a bonificação para funcionários é uma estratégia que precisa estar alinhada ao planejamento e atenção do gestor. Dessa forma, é possível desenvolver a motivação da equipe e promover todos os benefícios necessários para o resultado da organização. No entanto, algumas empresas não aplicam as estratégias corretas e acabam atrapalhando o desenvolvimento dos setores.
Os principais erros giram em torno da falta de planejamento. Sem tomar cuidado na implantação da bonificação, a empresa fica suscetível a impactos negativos durante o processo, uma vez que fica difícil entender os objetivos que desejam alcançar e elaborar metas de médio a longo prazo. As finanças da empresa também serem o risco de serem afetadas negativamente, ao estipular um bônus fora da realidade.
Não identificar os perfis da equipe é outro erro muito comum, entre os empregados que tentam incentivar o funcionário. Uma vez que cada indivíduo da empresa tem formas diferentes de se comunicar, às vantagens precisam estar alinhadas com a expectativa e realidade de cada colaborador. Quando isso não ocorre, a escolha de bonificação se torna ineficaz.
Os feedbacks são uma ferramenta indispensável na hora de criar uma relação saudável entre empregador e empregado. Portanto, não fazer isso, afeta diversas outras questões, além da bonificação para os funcionários.
Falhas são bastante comuns na hora de implementar a bonificação e prejudicam a reputação da instituição. Por isso, contar com a ajuda de um software responsável por fazer com que as falhas sejam diminuídas é uma boa alternativa.
Com a Actio é simples elaborar um plano de bonificação para os funcionários
A Actio desenvolveu um software pensado exclusivamente em elevar os resultados e o desempenho da sua empresa. Com o Score by Actio é possível ter acesso, em tempo real, aos resultados individuais por área e por colaborador. Além disso, com o Score você garante mais transparência ao divulgar às metas já cumpridas no trabalho e a bonificação extra que cada funcionário irá receber e impede que sua empresa cometa erros de aplicação.
Não se esqueça de seguir a Actio, no Instagram, Linkedin and Facebook, para ter acesso a mais conteúdos como esse.