Motivação e produtividade dos colaboradores são pauta constante entre os gestores, que estão sempre buscando estratégias para melhorar o desempenho de sua equipe e reter talentos em sua organização.
Atualmente, oferecer um bom salário não é mais suficiente para chamar a atenção dos profissionais, por isso, a remuneração variável tem sido vista como uma importante ferramenta de gestão.
Esta espécie de recompensa, oferecida aos colaboradores de acordo com sua performance, geralmente está ligada ao cumprimento de metas e ao desempenho profissional executado em determinado período pelos funcionários, equipe e a empresa como um todo.
Contudo, nem sempre as regras que definem a distribuição dos benefícios e bonificações são transparentes e, em alguns casos, alguns membros da equipe podem sentir que outros estão sendo favorecidos.
Para facilitar a tarefa de criação de uma política acerca da remuneração variável, vamos falar um pouco sobre a importância desse pagamento e como ele pode ser feito. Acompanhe!
O que você vai encontrar neste blog:
ToggleComo calcular a remuneração variável?
Podemos destacar duas formas entre as disponíveis para realização do cálculo dessa remuneração:
Distribuição
Nesse modelo, o valor total a ser distribuído é determinado pelo lucro líquido da empresa. O bônus individual dos colaboradores está diretamente relacionado ao desempenho da organização em função do lucro e em função de seu próprio salário.
Nesse método, aqueles que recebem os maiores salários naturalmente têm maior responsabilidade no resultado, por isso recebem maior bônus.
A regra é estabelecer uma meta de lucro líquido em um determinado período de tempo. Se o valor for concretizado, a distribuição de bônus ocorre; se o lucro não atingir o valor estipulado, não há distribuição de bônus.
Valor alvo
Nesse tipo de cálculo, o colaborador precisa atingir um desempenho esperado para levar uma bonificação alvo, que pode ser, por exemplo, um salário adicional. Além disso, um desempenho excepcional pode resultar em uma bonificação excedente.
Esse modelo pode ser utilizado para as metas globais da companhia, ou seja, valendo para todos os funcionários, mas também para as metas individuais de cada colaborador.
Passos para criar um programa de recompensas
Existem 3 passos básicos para se criar um programa de remuneração variável transparente e bem estruturado:
Definição dos indicadores
Para começar um programa de remuneração, é fundamental estabelecer o que será avaliado e como será feita a avaliação. Geralmente os indicadores estão atrelados a metas, que devem estar de acordo como os objetivos estratégicos da organização, de uma área ou de um colaborador.
Definição das regras
Esse é o momento de definir quais serão os critérios de elegibilidade para os participantes e também de criar a fórmula matemática e a curva de premiação às quais os funcionários serão submetidos.
É interessante criar grupos de pagamento e neles fazer as ponderações entre as áreas e os diferentes níveis hierárquicos dentro da organização.
Acompanhamento
É imprescindível que haja um acompanhamento periódico dos indicadores, que devem estar à vista dos participantes, seja em um mural ou intranet, para que todos vejam como está o atingimento das metas.
Ferramentas para a remuneração variável
A remuneração variável depende, obviamente, de uma análise de indicadores de desempenho, seja de vendedores, membros da equipe de produção ou executivos. Vale lembrar que o programa de recompensa deve funcionar a partir de regras preestabelecidas, para garantir sua confiabilidade.
Contar com ferramentas que facilitem esse processo é extremante importante. O software de Desempenho Individual da Stratec possibilita o controle e análise dos programas de participação de resultados por todos os níveis de gestão da empresa.
Com o sistema, todos os participantes envolvidos conseguem acompanhar como está o seu bônus e o que impede que ele seja maior. Os colaboradores conseguem visualizar o plano de ação dos indicadores que não atingiram sua meta, o que gera uma pressão positiva para seu cumprimento.
Gostaria de conhecer o nosso sistema? Solicite uma apresentação sem compromisso!