Ao se pensar em gestão de projetos, existe uma área que não pode ser ignorada: a gestão da qualidade. Ela é a responsável por buscar o envolvimento e conscientização de toda a equipe sobre o objetivo de entregar como resultado final um produto de alto valor agregado, que suprirá as necessidades do cliente.
A gestão da qualidade é o que garante que os processos internos funcionem de maneira eficaz e, para isso, aponta requisitos que devem ser cumpridos para que as atividades sejam realizadas de maneira excelente.
Conheça as melhores práticas de gestão da qualidade e entenda como elas resultam em melhoria contínua nos processos e uma equipe mais engajada e motivada:
What you will find on this blog:
ToggleComo é feita a gestão da qualidade?
A gestão da qualidade é feita por meio de alguns processos, que são:
Planning
No momento de planejar o gerenciamento da qualidade, é preciso realizar a identificação dos requisitos e padrões de qualidade requeridos para os processos e o produto final. Então é feita a documentação que será usada para monitorar o desempenho do projeto e verificar sua conformidade.
Esse processo é fundamental, pois é ele que serve como orientação para que seja feito um bom trabalho, que atenda todos os requisitos da qualidade.
Monitoring
Com o objetivo de tornar a gestão da qualidade mais eficiente durante o projeto e facilitar a identificação de correções necessárias, esse processo envolve a realização de auditorias periódicas visando monitorar se os requisitos estão sendo cumpridos.
Nesta etapa, também é feito o acompanhamento de métricas e indicadores de desempenho.
Controle
Controlar a qualidade é o que permite analisar os resultados obtidos pelos indicadores de desempenho e estruturar planos de ação necessários para corrigir eventuais desvios. Com o controle é possível a identificação de não conformidades, falhas, atrasos e demais lacunas capazes de comprometer o resultado e a satisfação dos clientes.
Quais são os benefícios para a gestão de projetos?
A adoção dessas práticas traz diversos benefícios ao projeto e todos os envolvidos, dentre os quais destacamos:
Permite uma compreensão mais completa do projeto
A gestão da qualidade em projetos amplia o entendimento acerca das necessidades dos clientes, de modo que seja possível, a partir delas, desenvolver funcionalidades e soluções que agreguem valor e melhorem a experiência dos usuários.
Quando a equipe compreende melhor o projeto, as necessidades do cliente são transformadas em requisitos que devem ser atendidos ao longo do processo.
Garante processos mais eficazes
A adoção da gestão da qualidade promove a padronização dos processos internos e o uso de uma metodologia única de trabalho, de modo que fique mais fácil monitorar os indicadores de desempenho.
Além disso, ocorre também a otimização dos processos, o que resulta em maior produtividade da equipe, já que os processos se tornam mais ágeis, liberando tempo para que os colaboradores atuem de maneira mais estratégica.
Com a equipe ganhando destreza e qualidade por realizar suas atividades por meio de um roteiro, os processos se tornam então mais eficazes. Os colaboradores envolvidos com a gestão da qualidade do projeto aprimoram continuamente sua atuação e seus resultados são cada vez mais positivos.
Aumenta o engajamento da equipe
Quando toda a equipe se envolve com a qualidade do projeto, aumenta o comprometimento e engajamento dos colaboradores em todas as etapas, já que todos se sentem responsáveis pelo sucesso do projeto.
Com a gestão da qualidade, há otimização de tempo e recursos, o que faz com a equipe se torne mais eficiente no desenvolvimento de suas atividades. Por causa disso, aumenta a produtividade e, consequentemente, a motivação dos colaboradores, que se tornam mais aptos a enfrentarem adversidades.
Auxilia na redução de riscos
Todo projeto possui Risk Management, mas eles podem ser reduzidos quando há um bom controle da qualidade, seja no desenvolvimento do projeto ou do produto final. A gestão da qualidade auxilia na identificação de falhas de processos e tudo que possa comprometer seu sucesso.
Ao colocar a equipe para atuar de forma proativa em relação ao que ocorre no projeto, também há redução de problemas, que são mais facilmente identificados, bem como suas soluções.
Garante a satisfação do cliente
A gestão de qualidade é uma ferramenta que auxilia no alcance de objetivos importantes, como atender as necessidades do cliente, seja em relação a prazos ou custos. A ideia é oferecer não apenas um produto de valor, mas superar as expectativas, oferecendo uma solução de alto nível com um investimento atrativo.
Como foi possível ver, a gestão da qualidade tem grande importância para uma boa gestão de projetos, pois o resultado final é um cliente satisfeito, o que é o objetivo principal de toda organização.
Se você gostou desse conteúdo, aproveite para conferir também nosso artigo que ensina como melhorar a gestão de sua empresa em 7 passos.