A Gestão do Desempenho (do inglês Business Performance Management) é uma técnica desenvolvida com o objetivo de garantir que as metas de uma instituição, empresa ou de um determinado setor sejam atingidas de maneira eficiente. Ela valoriza a meritocracy e busca realizar uma distribuição de lucros justa, baseada no desempenho individual ou de uma equipe.
What you will find on this blog:
ToggleContextualização histórica
O termo original, Corporate Performance Management (CPM) foi cunhado pelo Gartner Group no início da década de 1990. Diversos especialistas na área empresarial, como por exemplo Howard Dresdner, desenvolveram essa metodologia, cuja função principal é avaliar soluções aplicadas ao cotidiano de empresas, independente do segmento.
Como implementar a Gestão do Desempenho?
Para implementar a Gestão do Desempenho em uma empresa é fundamental criar uma base sólida de informações, a fim de alinhar diversos pontos importantes e desenvolver a estratégia a partir deles. Abaixo separamos alguns pontos-chave para tornar a compreensão mais simples.
Nesse caso consideramos uma remuneração baseada na produção individual de um colaborador em um projeto específico, apenas para exemplificar:
Objetivo geral: é fundamental que o colaborador esteja ciente do objetivo geral do projeto, prazos e demais informações. Ele será avaliado e remunerado por sua tarefa específica, mas a consciência do todo auxilia na compreensão e execução.
Tarefa específica e prazo: determine uma tarefa específica para o colaborador. É importante que ele saiba a função de sua parte no projeto, seu prazo específico e o que é esperado dele.
Metas e parâmetros: a fim de otimizar a avaliação do indivíduo é muito importante que ele esteja ciente das metas e parâmetros de avaliação. Esses devem ser determinados antes mesmo do início do projeto e podem variar de acordo com as responsabilidades de cada pessoa.
Documentação: palavra escrita é palavra lavrada. Documente e exija que tudo seja devidamente documentado, seja através da intranet da empresa ou por e-mail. Esse ponto é fundamental para assegurar que a informação que circula é a correta e evitar possíveis erros provenientes de falhas na comunicação.
Veja também: Matriz de Competências. O que é e para que serve?
Apoio e Acompanhamento
O colaborador está ciente dos objetivos gerais do projeto e de suas metas e prazos específicos. De qualquer forma, é fundamental acompanhá-lo e apoiá-lo, oferecendo informações e suporte sempre que necessário. Isso garante que a execução seja perfeita, economiza tempo, dinheiro e contribui no desenvolvimento do profissional e no clima organizacional.
Quais os benefícios para os colaboradores?
É possível afirmar com segurança que a Gestão do Desempenho representa um modelo meritocrático extremamente benéfico para os colaboradores. Isso porque eles têm a clara noção de quais são suas funções, metas, prazos e objetivos gerais e específicos, o que evita expectativas elevadas e frustrações profissionais.
Além disso, com a remuneração baseada no desempenho os funcionários são recompensados por seus esforços pessoais, incentivando a busca por aperfeiçoamento e capacitação. É a meritocracia trabalhando em prol dos resultados.
Leia também: Meritocracia – como melhorar o desempenho individual?
Quais os benefícios para a empresa?
Além dos ganhos em produção, a empresa também lucra com a organização e clareza de informações que a adoção da Gestão do Desempenho oferece. Através da documentação gerada é possível realizar um acompanhamento preciso de cada passo de um projeto.
Outro ponto importante é o panorama real dos colaboradores gerado pelos resultados. Isso se dá graças à remuneração com base nos resultados pessoais, sejam eles terceirizados ou empregados. Dessa forma é possível planejar os próximos projetos com maior precisão acerca da mão de obra disponível.
A Gestão de Desempenho apresenta outros benefícios e exige muito trabalho e atenção por parte dos gestores. Acesse o nosso blog e saiba mais sobre o assunto! E se tiver alguma dúvida, deixe um comentário que responderemos o quanto antes.