A inovação e um ambiente de estímulo aos colaboradores são algumas das características das melhores empresas mundiais em liderança. A conclusão é apresentada em reportagem do Portal Época Negócios sobre o estudo “Best Companies foi Leadership”, realizado pelo Hay Group; consultoria global de gestão de negócios.
O ranking aponta 20 empresas e é liderado pela General Electric; trazendo, na sequência, a Procter &Gamble e a IBM. Segundo a matéria do Época Negócios, nenhuma empresa brasileira figura na lista mundial. Em se tratando do TOP 10 da América Latina, a Unilever ocupa o topo pelo segundo ano consecutivo.
Quase 7 mil executivos que desempenham liderança foram ouvidos pela pesquisa, como relata o Época Negócios.Com. A matéria destaca que todos os representantes das empresas que figuram no TOP 20 mundial afirmaram investir num ambiente de motivação aos funcionários. A formação de novas lideranças também aparece como uma preocupação. De acordo com os números apresentados pelo Época Negócios.Com, 95% dos executivos das companhias listadas dentre as melhores garantem investir tempo no desenvolvimento de pessoas. O trabalho ativo para que os funcionários entendam as estratégias das empresas a longo prazo também foi citado por 90% dos líderes.
Como resultado dessa filosofia de trabalho, ainda de acordo com a reportagem, 70% das empresas que integram o TOP 20 tem um número garantido de candidatos internos prontos para assumir posições de liderança; contra 34% de índice atingido pelas corporações em geral. O retorno aos acionistas é outro dado interessante. No caso das 20 empresas que compõem a lista, o índice é de 5,39% enquanto, no nível geral, fica em apenas 2,92%.
Pelas conclusões do Hay Group apresentadas pelo Época Negócios.Com; além de investir em inovação e liderança, as empresas que almejam se tornar mais competitivas devem ter em mente outros seis grandes desafios. De acordo com a reportagem, “são eles: globalização; individualização x valorização do pluralismo (valorização da coletividade); mudanças demográficas (lidar com expatriado e oferecer benefícios atrativos em outras localidades); mudanças climáticas e impactos ambientais ; estilo de vida digital (se comunicar melhor com as ferramentas tecnológicas) e convergência tecnológica”.
Clique aqui e confira a matéria completa do Portal Época Negócios. Vale a pena dar uma olhada no TOP 20 mundial e no TOP 10 da América Latina e também conferir outras estatísticas resultantes do estudo.