O mundo já passou por constantes transformações impactantes, que trouxeram períodos de inovação em diferentes aspectos e nos diversos setores. A última foi a indústria 4.0. Continue lendo e entenda melhor o que mudou!
Na Revolução Industrial, os processos de manufatura e transporte passaram a contar com o uso de máquinas para melhoria e mais agilidade.
Depois veio a Revolução Científica, que foi quando a eletricidade passou a fazer parte dos processos de produção.
A terceira revolução foi na década de 50, quando o uso de computadores gerou mudanças significativas na gestão de empresas, graças à evolução da tecnologia da informação e do processamento de dados. A automação melhorou consideravelmente a produtividade de diferentes profissionais.
Chegamos então à quarta revolução, conhecida atualmente como Indústria 4.0, a era da internet industrial, que alia máquinas inteligentes e o trabalho de pessoas conectadas, provocando transformações e ampliando a eficiência operacional em setores como transporte, manufatura e energia.
Como não podia deixar de ser, junto às mudanças surgem uma série de desafios, especialmente quando o assunto é segurança e interoperabilidade entre dispositivos e máquina.
Como fica a gestão de empresas neste contexto?
O que você vai encontrar neste blog:
ToggleO que é indústria 4.0?
O conceito chegou a conhecimento do público e o termo foi usado pela primeira vez na Alemanha, na Feira de Hannover, em 2011.
De lá pra cá, a tecnologia não parou de evoluir, o que dificulta a explicação completa do termo, já que não dá para delimitar o que cabe dentro dele.
De maneira resumida, podemos dizer que a ideia de Indústria 4.0 é mudar o modo como as fábricas operam, tendo por base a descentralização do controle dos processos produtivos e o uso de dispositivos inteligentes interconectados em toda a cadeia, tanto de produção quanto de logística.
Um dos pilares que sustenta o conceito é a interoperabilidade, que consiste na conexão, seja online ou via nuvem, entre pessoas, dispositivos móveis e máquinas.
Aí entram termos que estão se popularizando, como internet das coisas e realidade aumentada.
Desafios da gestão:
Empreendedores e gestores não podem ignorar essa revolução, por isso é preciso preparo para acompanhar o cenário, no qual as tecnologias de informação e automação geram vantagens competitivas.
Não dá para ficar esperando um momento futuro para investir tempo na formulação de um plano para analisar e buscar aplicar as novas tecnologias no ambiente organizacional.
O importante é fazer isso da maneira correta, considerando principalmente esses dois aspectos:
Integration
Muitas empresas, no intuito de acompanhar a evolução tecnológica, acabam adotando iniciativas isoladas, que não estão alinhadas aos propósitos da organização e, por isso, acabam não alcançando o custo-benefício pretendido.
O primeiro passo da implementação deve ser o alinhamento do propósito à estratégia da empresa, traçando metas e objetivos e, em seguida, construindo um plano de ação e de projetos, o que deve ser feito de forma integrada.
Não basta querer utilizar uma ferramenta tecnológica para mudar algo dentro da empresa, é necessário integrá-la às pessoas, à estrutura, aos processos e ao sistema de gestão empresarial.
Transição
Mesmo que grande parte das novas tecnologias já esteja disponível, é imprescindível pensar que a transição para a Indústria 4.0 não seja repentina, mas gradual, considerando fatores econômicos e estratégicos, além da capacitação tecnológica da indústria no Brasil.
O ideal é começar pequeno, mesmo pensando grande, pilotando cada ideia individualmente, medindo resultados e expandindo aos poucos.
O recomendado é que a equipe interna se reúna com especialistas e, juntos, avaliem a viabilidade e o impacto de cada nova tecnologia que se deseja implementar.
Os desafios existem, mas, como dito, a tecnologia não para de se desenvolver. Justamente por meio dessa evolução é que se tornará viável a adaptação de diferentes empresas ao novo padrão de indústria que está surgindo.
Gostou de saber um pouco mais sobre como lidar com os desafios na Indústria 4.0? Se esse conteúdo foi útil para você, siga nossas redes sociais — Facebook, LinkedInand YouTube — e fique por dentro de tudo que falamos por aqui.
Você sabia que a Stratec desenvolveu um sistema para ajudar os gestores a fazerem o controle de KPIs, Planos de Ação, Metas e projetos?