A adoção da participação dos lucros e resultados (PLR) em uma empresa está se tornando cada vez mais popular. Mas você sabe como funciona esse processo e os principais benefícios? A PLR é uma grande vantagem em uma companhia. No entanto, ainda existem muitas pessoas que desconhecem qual a sua função, até mesmo colaboradores que possuem direito de receber a recompensa.
PLR é um benefício distribuído aos funcionários como forma de retribuição do saldo positivo de lucro da empresa após determinado período. Ou seja, os trabalhadores são recompensados caso a empresa em que você trabalha esteja indo bem nas vendas.
O pagamento da PLR se dá por meio de um acordo coletivo e ocorrem de algumas formas: divisão de partes iguais para todos os funcionários independente do cargo e salário; divisão conforme a remuneração e o cargo de cada colaborador ou o pagamento de uma parcela igual para todos os empregados e outra parte proporciona ao salário e cargo.
Adotar o PLR na empresa colabora no aumento da produtividade empresarial e na satisfação dos trabalhadores. Mas, além do PLR, também existem outras variedades de remuneração variável presente no mercado. Por isso, antes de escolher qual é o melhor para a sua firma, é importante conhecer as principais diferenças entre os demais modelos.
O que você vai encontrar neste blog:
ToggleQuais são os tipos mais comuns de remuneração variável?
1. Recompensa com experiências
A recompensa com experiências é representada por momentos e oportunidades que o colaborador vive dentro de uma empresa através de ações da organização. Essa comissão extra pode ser feita de maneira individual, para algum trabalhador que obteve destaque, ou coletiva para setores ou equipes que desempenharam um bom resultado. Entre as premiações por experiências, pode estar incluso certificados ou troféus pelo bom trabalho, jantares, vale-presente para lojas, ou até mesmo viagens custeadas pela empresa.
2. Bônus
A recompensa por Bônus é um meio que as firmas utilizam para recompensar o trabalhador por todo o esforço alcançado e ainda colabora na motivação do funcionário. O pagamento do salário extra, em geral, é relacionado à receita final da empresa, ou seja, caso a empresa obtenha lucro no decorrer do ano fiscal, os trabalhadores serão avisados se eles receberão o bônus. A bonificação pode ser feita por meio de folgas, ou com um pagamento extra para além do salário fixo.
3. Comissão de vendas
O objetivo da comissão de vendas é ofertar ao trabalhador uma porcentagem do valor de suas vendas, ou seja, quanto mais o trabalhador vender, mais lucro ele terá no final do mês. Essa estratégia é bastante utilizada na área comercial e muitas empresas oferecem a comissão de vendas com o intuito de incentivar o colaborador a dar o seu melhor e se esforçar para aumentar a conversão de leads em clientes.
4. Campanhas de incentivos
No caso das campanhas de incentivo, às recompensas funcionam como forma de retribuição dos resultados atingidos pelo trabalhador. As metas de premiação são pré-estabelecidas de acordo com os objetivos de produção dos grupos de trabalho, e o grau de dificuldade das metas estabelecidas. Os prêmios podem variar em folgas, remuneração extra e cartões de benefício.
5. Remuneração por competências
A remuneração por competência é um dos modelos que grandes empresas adotam com o objetivo de deixar seus colaboradores mais engajados e motivados. Em geral, a premiação acontece uma vez ao ano e o valor do prêmio é fundamentado no desempenho do funcionário e como ele desenvolveu seu trabalho de acordo com as metas estabelecidas pela organização. No entanto, nesse caso, quanto mais competências forem necessárias para realizar o serviço, maior será o prêmio ao empregado.
6. Programa de Participação nos Resultados (PPR)
O PPR, assim como PLR, tem como base a remuneração dos colaboradores de acordo com o atingimento de metas e objetivos. Neste caso, a empresa divide seus ganhos com os profissionais que trabalharam com o intuito de alcançar as metas pré-definidas.
Qual o intuito do sistema de recompensa?
Em geral, o sistema de recompensa tenta conciliar as ambições tanto do trabalhador, quanto da empresa. Dessa forma, os funcionários são recompensados por trabalhos que também beneficiam a firma pois promove uma maior lucratividade.
Quando o modelo de remuneração variável é aplicado corretamente na empresa, ele promove a maior sensação de pertencimento ao colaborador e também o mantém mais motivado a realizar seu trabalho, pois sabe que caso ele se dedique, será beneficiado depois.
A maior vantagem de adotar a participação de lucros e resultados, entre todos os outros modelos apresentados, é a garantia de que a empresa terá um negócio mais rentável. Isso acontece pois uma das características do programa de participação dos lucros é a segurança de que a companhia não irá ser prejudicada com a adoção do sistema de recompensa, uma vez que a bonificação extra ao trabalhador é entregue somente diante a um resultado econômico positivo ao final das atividades da empresa.
Para ser implementado, é necessário que haja um acordo entre empresa e empregados através de convenção, comissão paritária ou acordo coletivo. Após chegarem em uma decisão, regras são estipuladas e é definido os prazos para a revisão do método e os critérios de pagamento.
Podem receber a bonificação os funcionários do setor privado com registro em carteira, os que possuem contrato de experiência ou até mesmo os contratados temporariamente.
Como o software da Actio pode te ajudar a implementar o PLR na sua empresa?
Agora que você já entendeu como funciona a participação de lucros, fica evidente que caso a sua empresa deseje aumentar a produtividade e o resultado, adotar métodos de remuneração variável é a melhor opção.
Pensando nisso, a Actio desenvolveu um software responsável no gerenciamento de qualquer tipo de remuneração variável. Com o Score by Actio é possível garantir mais transparência e eficiência para a empresa, uma vez que os colaboradores em conjunto com a companhia possuem acesso, em tempo real, aos objetivos pré- definidos, as metas já cumpridas e a bonificação que irá receber.
Com a adoção do software pela empresa, a performance de todas as equipes e setores melhoram, além de conquistar a transparência, o sucesso e qualidade nos processos. Por isso, conte com a Actio e promova a estratégia de sua empresa.
Não se esqueça de seguir a Actio, no Instagram, Linkedin and Facebook, para receber mais conteúdos como esse.