À medida que os recursos tecnológicos evoluem, vemos as empresas cada vez mais dependentes da Tecnologia da Informação (TI) para manterem seus processos de negócio em constante aperfeiçoamento. Dentre esses processos, a gestão empresarial está no topo, exigindo uma nova postura por parte das organizações, mais transparente e responsável.
Transparência e responsabilidade, juntamente com equidade e prestação de contas, são os princípios da Governança Corporativa, isto é, o conjunto de melhores práticas que regem a gestão da empresa. E, se a TI influencia a maneira com que as empresas gerem seus negócios, ela também impacta diretamente na Governança Corporativa. Mas quais são esses impactos?
O que você vai encontrar neste blog:
ToggleA TI organiza e automatiza processos
O uso mais básico da Tecnologia da Informação nas organizações é na organização e automatização de processos. É com a ajuda da TI que os processos são alinhados, os fluxos comunicacionais são agilizados e produtividade é aumentada.
É também por meio da TI que o conhecimento organizacional é compartilhado entre todos os stakeholders da organização, mantendo-os a par das atividades da empresa, dos seus objetivos e resultados.
Nesse sentido, a TI contribui para que a organização atinja os princípios de transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade preconizados pela Governança Corporativa, uma vez que torna os processos mais claros e transparentes, permite um controle maior sobre os resultados do negócio, compartilha esses dados e informações com todos e nivela o conhecimento na empresa.
A TI alinha pensamentos, condutas e estratégias
Para que a empresa tenha êxito na Governança Corporativa é preciso que todos tenham um entendimento compartilhado sobre quais são os objetivos organizacionais a curto, médio e longo prazo e trabalhem em conjunto para conquistá-los.
Mais uma vez a TI exerce um papel importante para esse alinhamento, já que estabelece os parâmetros de gestão, traduzidos em mapas estratégicos e indicadores de desempenho que norteiam as ações de todos.
Ademais, a Tecnologia da Informação estimula a transparência de ações por meio do compartilhamento do conhecimento gerado, entregando aos stakeholders organizacionais uma visão abrangente sobre a performance da empresa ao longo do tempo.
A TI contribui para elevar a credibilidade da empresa frente ao mercado
Como instrumento de gestão que visa facilitar o entendimento dos diversos cenários mercadológicos em que a empresa está inserida, a TI contribui para elevar a credibilidade da empresa frente ao mercado à medida que torna os dados e informações de negócio mais confiáveis.
Com um bom sistema de gestão estratégica a empresa é capaz de avaliar constantemente seu próprio desempenho, mensurar seus resultados e com isso traçar novas estratégias de acesso ao mercado de capitais, levando aos acionistas e investidores propostas de valor.
Através da TI a empresa também é capaz de identificar com maior precisão os riscos organizacionais a que está exposta e com isso traçar planos de ação para mitigar esses riscos, o que aumenta sua estima frente aos stakeholders e abre portas para novas oportunidades de negócios.
A TI gera mais valor para o negócio
O objetivo global da Governança Corporativa é gerar valor para o negócio, o que pode ser conseguido com muito mais eficácia se houver o suporte adequado, isto é, a presença da tecnologia certa.
A geração de valor para uma empresa vem de diversas frentes, como a produtividade dos funcionários, a diferenciação de produtos e serviços no que tange à concorrência, na agilidade da tomada de decisão, na capacidade de redução de custos para elevar a competitividade, entre outras.
Em todas essas frentes vemos a aplicação direta da Tecnologia da Informação. Processos automatizados levam à maior produtividade; pesquisa e desenvolvimento de produtos e serviços estão diretamente atrelados ao uso de tecnologias; a agilidade de resposta às demandas do mercado provém de um sistema de gestão que concentre todas as informações do negócio; a redução de custos está vinculada à efetividade dos processos, e por aí afora.
E o que isso significa? Que Governança Corporativa sem o apoio da Tecnologia da Informação é um fardo difícil de carregar, já que a gestão de dados, informações e recursos se torna praticamente impossível.
Sua empresa viveria sem o auxílio da TI? Você acredita na possibilidade de implantar a Governança Corporativa sem o suporte de tecnologias? Deixe seu comentário!