A gestão à vista é uma excelente ferramenta de comunicação interna, contribuindo para a formação de uma cultura organizacional voltada para resultados.
A gestão à vista é uma forma de tornar visíveis os elementos primordiais do gerenciamento, que são a meta, o plano de ação e o status de ambos. O propósito da gestão à vista vai, contudo, além da simples divulgação desses elementos: busca compartilhar a gestão, servindo como recurso para análise crítica, um ponto de atenção permanente e uma forma de obter envolvimento e comprometimento. Contribui, dessa forma, para o acompanhamento e redirecionamento dos rumos organizacionais, proporcionando transparência aos resultados.
A funcionalidade de gestão à vista, quando se expande para ser uma ferramenta de comunicação não só da gestão, mas também como informativo de RH, comunicação interna e aculturamento sobre as crenças e valores da empresa, tem seu alcance ampliado nas instituições.
According Guilherme Barbassa, diretor da Actio, os quadros de gestão a vista geralmente ficam juntos aos murais de comunicação interna da organização. Daí surgiu a ideia de unir as funcionalidades. “Já que nós desenvolvemos uma ferramenta eletrônica para gestão a vista no software Tune, ficava desequilibrado ter um mural tradicional do lado um monitor de LCD. Como a tecnologia estava disponível, e pela demanda de alguns clientes, integramos as duas soluções numa ferramenta única”, revela. Com o software em questão, a gestão à vista evolui para apresentações dinâmicas, intercalando gráficos de acompanhamento de metas e projetos com mensagens e vídeos, capturando a atenção dos colaboradores para os resultados.
Sabe-se que usar a comunicação em sintonia com o planejamento estratégico corporativo é uma forma concreta de viabilizar a conquista das metas estabelecidas pela organização. O bom ou mau resultado tem relação direta com a tomada de decisão no dia a dia da organização e por isso precisa ser visto e comunicado à toda empresa.
Segundo Barbassa, tradicionalmente, a gestão a vista já é usada como ferramenta de transparência dos resultados da empresa. Ao se publicar o alcance de meta e status de projetos, acaba gerando uma cultura organizacional voltada para resultados, pois “ninguém gosta de ver suas metas não alcançadas expostas pra todo mundo”, brinca. Mas além da maneira tradicional de usar a gestão a vista, no software, os gestores podem criar painéis da maneira que quiserem e podem incluir anúncios, mensagens, vídeos orientadores da presidência, intercalados com os resultados da organização.
Além disso, os painéis podem ser configurados por área. Por exemplo, em um centro de serviços compartilhados são apresentados os indicadores dessa área. Já na sala da presidência pode ter os mapas estratégicos, metas e projetos da organização. “É possível trabalhar com painéis com informações diferenciadas. Tem essa opção no software. Você pode criar painéis diferentes e escolher onde vai aparecer o quê”, explica Barbassa.
Para conhecer mais sobre o software e sobre a função Gestão a Vista solicite uma apresentação do nosso sistema.