Investir em gestão estratégica é essencial para evitar problemas de relacionamento, sucessão de gestores e manter a prosperidade dos negócios
Empresas familiares enfrentam, entre os desafios normais de toda organização, conflitos de relações profissionais e pessoais. Observa-se que a cultura familiar interfere diretamente na cultura da empresa. No entanto, dependendo dos valores sustentados pela gerência, o clima familiar pode ser um trunfo nos negócios se a família gerir a empresa com profissionalismo e estratégia.
Uma pesquisa realizada pela Price Waterhouse Coopers Global, com mais de 2.000 empresas familiares no mundo todo, mostra que estes empreendedores enfrentam alguns desafios relacionados à governança em conjunto com a disseminação dos valores familiares. Esses fatores influenciam na perpetuidade dos negócios e na consolidação de uma empresa de sucesso. Visto isso e a competitividade existente no mercado, se faz necessário o investimento em uma gestão estratégica para que toda a empresa se una em prol de planejar, gerenciar, executar, monitorar os objetivos estratégicos da instituição e corrigir quando preciso. Assim ela poderá atingir os níveis de qualidade e produtividade exigidas pelo mercado e pelos clientes, garantindo seu diferencial competitivo.
A Bergerson Joias e Relógios Ltda é uma empresa familiar e dá o exemplo na maneira como faz sua gestão estratégica. A empresa começou suas atividades com Moisés Bergerson, imigrante vindo da Polônia durante a Segunda Guerra Mundial, que instalou-se em Curitiba, enxergando um país cheio de possibilidades. Inicialmente começou no ramo da relojoaria e aos poucos foi crescendo e ampliando os negócios, comercializando também joias e marcas conceituadas como a Rolex. Hoje a Bergerson é uma das cinco maiores joalherias do país, consagrada como sinônimo de excelência em joias. Segundo Renato Limas, controller da companhia, o segredo está em trabalhar com metas e ter uma ferramenta que acompanhe os resultados constantemente, no dia a dia.
Além de implantar práticas de gestão estratégica, existem ferramentas no mercado que podem auxiliar no monitoramento da gestão e na organização e sistematização das informações, possibilitando uma visão mais ampla da gestão da empresa, economizando tempo e aumentando a assertividade na tomada de decisões. É o caso do software Gestão Estratégica, da Stratec.
A Bergerson utiliza o software GE da Stratec desde 2013 e já nota os benefícios. Segundo Limas, a rapidez de geração de gráficos é uma das vantagens. “Com o software a gente pode ter a informação de forma muito rápida, quase instantânea. Na própria tela você consegue rodar posições sem precisar montar nada especifico”, comenta. Limas argumenta que ver em um painel os indicadores chaves, proporciona maior conhecimento dos processos da empresa e isso possibilita os gestores a ter atitudes pró–ativas.
Uma empresa familiar com gestão baseada nos princípios e práticas de governança corporativa, promove um ambiente mais eficiente e conduzido pelos princípios de confiança e transparência. Isso amplia as possibilidades de captação de recursos e abertura para novos mercados, gerando crescimento dos negócios com foco na sucessão familiar.
Fontes:
http://bit.ly/Sbmzm2
http://bit.ly/1fz85qm