Quando o assunto é gestão para resultados, podemos nos valer de diversas ferramentas e estratégias, como é o caso do 6Sigma. Criado por Bill Smith em 1987, quando atuava na Motorola, o 6Sigma foi lançado como um conjunto de melhores práticas para melhorar o desenvolvimento de processos na empresa, visando a otimização de recursos e maximização de resultados.
O sucesso da ferramenta foi tão grande que ela passou a ser utilizada não só na produção, como suporte à gestão da qualidade, mas também para aprimorar a gestão das empresas, inserindo-se no ambiente de negócios como ferramenta de apoio à decisão no planejamento estratégico.
O que você vai encontrar neste blog:
ToggleA metodologia 6 Sigma
Baseado no ciclo PDCA, o 6 Sigma obedece a duas metodologias principais, DMAIC e DMADV.
1. DMAIC
A metodologia DMAIC é voltada para a melhoria de processos de produtos e serviços e processos de negócios, sendo dividida em cinco fases:
Define the problem (D): definição do problema a ser tratado a partir do feedback de clientes e consumidores;
Measure key aspects (M): análise de causa e efeito para listar as possíveis causas do problema e suas interrelações;
Analyze (A): análise dos dados coletados e identificação da causa raiz;
Improve the process (I): realização de testes para melhoria dos processos, implementação de mudanças e registro do novo processo;
Control (C): monitoramento e controle das mudanças para evitar novos desvios.
2. DMADV
Enquanto o DMAIC é voltado para a melhoria de processos já existentes, o DMADV é focado no desenho de novos processos, segundo as necessidades da empresa e dos clientes. Ele também possui cinco fases:
Define Goals (D): definição dos objetivos do novo projeto;
Measure and identify (M): identificar e mensurar pontos críticos para o sucesso do novo processo, focando-se na qualidade e satisfação dos clientes;
Analyze (A): análise dos dados coletados para desenvolver os melhores produtos, serviços e processos;
Design details (D): detalhamento do projeto, testes e aplicações para verificar a eficácia;
Verify the design (V): teste final do processo para entrega e implementação da solução.
Como você pode verificar, ambas metodologias estão intrinsecamente ligadas ao ciclo PDCA pois permitem uma evolução contínua na empresa, buscando a excelência. Na estratégia empresarial, o DMADV serve como ferramenta de apoio para o planejamento estratégico e o DMAIC para a implementação de projetos de melhoria contínua.
Por que você deve adotar o 6 Sigma
A facilidade com que se pode trabalhar com o 6 Sigma e expandir essas melhores práticas para a empresa faz dele uma ferramenta muito bem aceita em todos os níveis organizacionais. Os conceitos são simples e podem ser aplicados desde os processos mais corriqueiros até os mais elaborados, melhorando a performance da empresa em todos os setores.
O foco na qualidade dos processos permite otimizar os recursos consumidos na empresa e com isso aumentar a produtividade das equipes, o que reflete de forma positiva na rentabilidade do negócio. Com menos recursos sendo consumidos, processos mais ágeis e pessoas focadas em resultados, a empresa sai ganhando em diversas frentes, inclusive na competitividade.
A melhoria da performance organizacional provocada pelo 6 Sigma tem, por fim, o objetivo de aprimorar o relacionamento da empresa com seus clientes e consumidores, superando expectativas e gerando satisfação durante todo o ciclo de vida do cliente junto à organização.
The Software Gestão Estratégica é compatível com a metodologia 6Sigma ao acompanhar o portfolio de projetos de melhoria de processos e os indicadores impactados por esses projetos. Todos os projetos desenvolvidos visando a melhoria dos processos organizacionais podem ser acompanhados como um portfolio ou integrado às estratégias da empresa.
Você já conhece a metodologia 6 Sigma? Já aplica na sua empresa ou está descobrindo as potencialidades dessa ferramenta? Deixe seu comentário!