O Brasil é o único país da América Latina a liderar um dos 58 setores pesquisados para a divulgação do Sustainability Yearbook 2011, como aponta reportagem do Portal HSM. De acordo com a matéria, o levantamento estabelece metodologias específicas para mensurar ações de sustentabilidade realizadas pelas empresas, bem como seu acompanhamento e evolução.
A Itaúsa – Investimentos Itaú conquistou a liderança no ranking do setor financeiro. Ainda de acordo com o portal, a empresa desenvolve uma política de sustentabilidade desde 2009, visando redução de impactos de suas operações sobre o meio-ambiente e a sociedade. Dentre as ações que renderam a liderança do ranking estão programas de TI Verde e a incorporação de tecnologias ecoeficientes.
Também tem destaque práticas que facilitam a comunicação com os clientes. Além de reforçar a parceria com os órgãos de defesa do consumidor, a Itaúsa criou, por exemplo, as dicas de uso consciente do crédito. O presidente do Banco Itaú, Roberto Setubal, falou sobre a importância das iniciativas para a gestão da empresa, em entrevista ao Portal HSM “A sustentabilidade está na essência do nosso negócio. E é por isso que procuramos combinar consistentemente desempenho financeiro e competência gerencial com atitudes que privilegiam a ética e a transparência. Esse é o nosso diferencial competitivo e o elemento motriz para alcançarmos importantes resultados”.
Como informa o portal HSM, o Sustainability Yearbook é elaborado pelas consultorias Pricewaterhousecoopers (PwC) e Sustainable Asset Management (SAM). Na edição de 2011, o ranking analisou 58 setores da economia e mais de 2.000 companhias, entre as 2.500 maiores empresas do mundo, segundo o índice Dow Jones Global Total Stock Market Index.