Inclusão do Gráfico de Pareto no software Gestão Estratégica permite que as empresas definam melhor as suas ações prioritárias
Sempre buscando melhorar a experiência do usuário e facilitar o processo de gestão estratégica das empresas, o software Gestão Estratégica apresenta mais uma opção de visualização de dados em sua composição. Com o Gráfico de Pareto, a visualização de não conformidades, a identificação de pontos de melhoria e a definição de planos de ação e suas prioridades ficam muito mais simples.
O diagrama de Pareto é uma ferramenta que tem como objetivo apresentar de forma clara e visual, as prioridades dos problemas a serem resolvidos. No gráfico é possível visualizar ordenadamente as frequências das ocorrências em ordem decrescente, de maneira que os problemas vitais são facilmente localizados, permitindo a eliminação de futuras perdas. Essa ferramenta é uma das sete mais usadas para gestão de qualidade e norteia-se no princípio de que grande parte das perdas têm poucas causas, ou ainda, que as causas geralmente não são vitais, a maioria delas pode ser considerada trivial.
Segundo Neidson Silva, coordenador de suporte e homologação da Stratec, o Gráfico de Pareto serve como um relatório. “O diferencial do Pareto é que nele, o usuário pode incluir quantos itens quiser (indicadores, objetivos, projetos) e, além disso, o sistema permite que esse gráfico possa ser usado na apresentação do mapa estratégico, no envio de emails e no dashboard”, orgulha-se.
José Luiz de Lima, diretor de produtos da Stratec, complementa dizendo que o software Gestão Estratégica é um sistema pra gestão de empresas, não é operacional. E quem esta fazendo a gestão de uma organização, precisa de uma ferramenta que o ajude a tomar ações estratégicas ou ações gerenciais para resolver os problemas. “O objetivo do Gráfico de Pareto é traduzir a relação ação/beneficio. Ou seja, ele prioriza a ação que traz melhor resultado e permite a identificação de problemas que são importantes dentro da empresa, eliminando futuras perdas”, explica.
Lima explica que o gráfico de Pareto está relacionado com a Lei de Pareto, que também é chamada de princípio 80/20. Segundo esse princípio, 80% das ocorrências decorrem de 20% das causas. Uma curiosidade: a lei não foi criada pelo italiano Vilfredo Pareto, idealizador do gráfico, mas sim por Joseph M. Juran, conceituado consultor de negócios, que batizou a o princípio com o nome de Pareto como uma homenagem ao economista italiano. Usando essa lei, é possível fazer inferências como: 20% dos clientes são responsáveis por mais de 80% dos lucros da organização, ou 80% da riqueza do mundo está na mão de 20% da população, por exemplo.
“Então, basicamente o gráfico de Pareto é isso, nós colocamos todas as informações que queremos analisar, que tipos de perdas queremos investigar, levamos em consideração como que a gente quer avaliar os dados, e depois a gente organiza isso tudo e o próprio software já dá esse resultado pra gente. Então você só tem que tomar ação para resolver aquilo que é problema”, reforça Lima.
A inclusão dessa melhoria no sistema, veio da sugestão de um dos clientes da Stratec. “Os clientes sempre sugerem coisas novas. E a maioria dos nossos clientes utiliza esse gráfico em específico. O gráfico de Pareto ajuda muito o gestor a tomar decisões”, conta Lima.
Silva ainda reforça que o gráfico de Pareto é apenas uma das opções entre as várias que o sistema oferece. “A gente tem uma opção no sistema que chama gráficos comparativos. E lá, o usuário pode comparar período a período, pode ter o comparativo acumulado, gráfico de pizza, gráfico de Pareto, gráfico de quadrante e gráfico de bolha. O gráfico de Pareto é uma das opções que nós temos no sistema”, afirma.