Existe uma boa parcela de gestores que dizem que planejamento é perda de tempo e que o melhor é “colocar a mão na massa” de uma vez. Entretanto, quem desenvolveu este pensamento certamente não deu continuidade ao planejamento estratégico, ou seja, esqueceu do plano de ação.
O plano de ação é a estratégia transformada em ações, em atividades que permitam a empresa chegar até seus objetivos. Sem ele, realmente o planejamento não faz muito sentido, porque fica somente na ideia, no desejo de concretizar algo.
Colocar um desejo, um objetivo estratégico em prática, nem sempre é muito simples, mas existem alguns passos básicos para que você crie um plano de ação eficaz. Vamos descobrir quais são esses passos?
O que você vai encontrar neste blog:
ToggleFoque-se em um objetivo de cada vez
Sua empresa não precisa de um único plano de ação. Ela precisa de vários, um para cada meta que você pretende alcançar. Neste sentido, vale a pena identificar um único objetivo por vez , desdobrá-lo em metas e criar um plano de ação exclusivo para cada meta.
Veja como fazer o desdobramento completo das metas
Adote uma metodologia
Você pode desenvolver um plano de ação de várias maneiras diferentes. Tudo depende da cultura da sua empresa e de quais ferramentas vocês estão dispostos a usar. Uma ferramenta bem simples que pode ajudar a confeccionar o seu plano de ação é o 5W2H. Com ele, você responde a 7 perguntas essenciais para qualquer plano de ação:
- O quê?
- Quando?
- Onde?
- Por quê?
- Quem?
- Quanto?
- Quanto custa?
Desta forma você já tem praticamente seu problema identificado e o que é preciso para concretizar sua ideia.
Seja realista
Para que seu plano de ação seja efetivo, nada de sonhar alto demais. Seja realista, analise sua trajetória até agora e projete suas conquistas de maneira realista. Estabeleça métricas de desempenho, defina metas desafiadoras, mas factíveis, para elas e finalmente estabeleça o plano de ação para alcançá-las.
Baixe o ebook sobre indicadores de desempenho
Defina prazos
Todo plano de ação deve ter um cronograma com prazos a serem cumpridos, do contrário, você terá mais uma lista de tarefas que poderão ou não ser concluídas. O cronograma serve de orientação para que as pessoas saibam quando devem fazer suas atividades e para identificar as interdependências entre uma atividade e outra. Por exemplo, sua empresa não pode fazer um novo investimento sem a captação de recursos, portanto, uma tarefa depende da anterior.
Distribua responsabilidades
A não ser que você esteja criando um plano de ação para uma meta individual, como uma progressão de carreira, por exemplo, provavelmente você terá mais pessoas envolvidas na execução das atividades. Neste caso, não deixe de distribuir e comunicar as responsabilidades de cada pessoa, assim como os prazos para que cada um contribua com sua parte.
Fomente a comunicação
Para levar seu plano de ação adiante, nada de conter a informação. O melhor é compartilhar tudo o que está sendo feito com sua equipe para que todos tenham uma ideia de quanto falta para o objetivo ser atingido. O Kanban é uma ótima ferramenta visual para fazer o acompanhamento de projetos, pois você pode se utilizar de poucos recursos e ainda assim ter uma comunicação bastante eficiente entre a equipe.
Monitore
O último passo é monitorar todas as atividades e verificar se o cronograma está sendo cumprido. Realizar uma reunião rápida, de 15 minutos, todos os dias antes de começarem os trabalhos pode ajudar a eliminar dúvidas e alinhar as expectativas de todos em torno do objetivo em comum. Traçar metas de desempenho para cada envolvido também permite que vocês se mantenham firmes no propósito.
Planejamento estratégico e plano de ação devem sempre andar juntos para que você tenha resultados efetivos. Então defina logo sua metodologia de trabalho e comece seu plano de ação agora mesmo!