Os KPIs nos permitem acompanhar e melhorar a performance empresarial. Afinal, é preciso ter um recurso funcional para saber se as ações estão trazendo os resultados desejados rumo aos objetivos traçados.
A pergunta que resta é: como mensurar esse caminho? Nesse ponto, os KPIs entram para ajudar a descobrir se a rota está correta, onde é preciso melhorarias e como corrigir a estratégia do negócio.
O que você vai encontrar neste blog:
ToggleO que são KPIs?
Os KPIs são indicadores para mensuração do desempenho da performance empresarial, auxiliando nas metodologias de gestão e outras práticas em uma empresa. A sigla significa Key Performance Indicators. Traduzindo o termo, podem ser compreendidos como Indicadores-Chave de Performance.
Por isso, é possível medir e mensurar se uma corporação terá sucesso em uma campanha e conseguirá chegar até a meta que traçou. Os indicadores são úteis tanto para setores, quanto para toda a empresa, num cenário macro.
Para começar, é importante definir onde se deseja chegar. Assim, os gestores determinam os objetivos e métricas de desempenho, usando um planejamento para chegar ao objetivo geral do sucesso.
Para entender a eficácia das ações, é importante que os indicadores sejam acompanhados com frequência. Isso ajuda a verificar a evolução das metas, a performance empresarial completa e fazer os ajustes necessários o quanto antes.
Uma empresa sem objetivos não sabe para onde está indo e nem em que estágio quer chegar. No entanto, não basta manter os olhos nesse ponto B, é fundamental ter pequenas metas para entender o que está acontecendo no caminho. Logo, os KPIs também são funcionais nesse aspecto.
Como usar os KPIs na performance empresarial?
Com os indicadores de performance empresarial, a organização na empresa foge de achismos e suposições. Por isso, os dados e histórico gerados são uma ferramenta tão poderosa no crescimento empresarial. Então, veja como melhorar o desempenho do seu negócio usando os KPIs.
1. Tenha indicadores de desempenho de produtividade
Esse indicador fala do uso de recursos empresariais em relação às entregas em um período determinado. Sua importância está em avaliar a produção, mas precisa ser analisada junto ao indicador de desempenho de qualidade. Afinal, rapidez sem eficiência, não gera bons resultados e nem performance empresarial.
2. Aplique os Indicadores de desempenho de qualidade para a performance empresarial
Esses KPIs são usados para avaliar rapidamente se as entregas estão em conformidade ou não. O indicador vem do número de saídas totais com as saídas com defeitos ou desvios. Aqui, vale mensurar a percepção do cliente quanto às entregas realizadas e a sua satisfação geral.
3. Observe os indicadores de desempenho de capacidade
Como o tempo é um recurso finito, todo processo deve ter um limite. Então, existe uma quantidade máxima de entregas que pode ser feita em um determinado período, e passá-la interfere diretamente na performance empresarial. O KPI de desempenho de capacidade mede exatamente isso.
4. Use os indicadores de desempenho estratégico
Aqui entra o planejamento estratégico do negócio. Logo, falam sobre objetivos maiores que indicam o quanto a corporação está próxima de atingir as suas metas, com foco no grande objetivo determinado. Assim, eles têm relação com os fatores de risco de sucesso.
5. Avalie os indicadores de lucratividade para a performance empresarial
Avalie a capacidade da empresa em gerar lucros com seus serviços e vendas de produtos. Algumas opções para esse KPI são: Margem Bruta, Margem Operacional e Margem de lucro.
6. Finalize com os indicadores de rentabilidade
Para uma boa avaliação do seu negócio, é preciso entender o quanto de retorno financeiro a empresa conseguiu a partir dos investimentos que fez. Nisso, entram os indicadores ROI (retorno sobre investimento); ROA (retorno sobre o ativo) e ROE (lucro de uma empresa em relação ao seu com seu patrimônio líquido).
Aplicando esses KPIs no balanço do seu negócio, você consegue melhorar a performance empresarial. Afinal, apenas sabendo o ponto em que se está e para onde se quer ir, é possível corrigir os desvios no caminho e ter mais velocidade para atingir os grandes objetivos.