Metas são objetivos intermediários que levam a empresa a uma conquista, como aumento do faturamento, do marketshare ou da produção, por exemplo. Elas auxiliam a manter a empresa no curso certo, utilizando todos os recursos para maximizar os resultados e atingir os objetivos estratégicos de negócio mais rapidamente. Em suma, são as metas que levam à viabilização da estratégia empresarial.
Muitas empresas traçam suas metas e as deixam somente no nível estratégico, algumas vezes, vão até o tático, mas dificilmente chegam ao operacional, o que impede que cada colaborador entenda seu papel para o atingimento dos resultados e se comprometa verdadeiramente com o trabalho.
A melhor forma de garantir que a empresa seja bem-sucedida em atingir seus objetivos estratégicos e suas metas é realizando o desdobramento de metas, uma técnica que consiste em compartilhar responsabilidades, determinando uma meta para cada nível hierárquico da empresa e assim gerando um impacto positivo e em cascata em toda a organização.
O que você vai encontrar neste blog:
TogglePor que fazer desdobramento de metas
O principal motivo pelo qual você deve fazer o desdobramento de metas é garantir o alinhamento estratégico em toda a sua organização. Quando seus funcionários sabem o que devem fazer, quais são seus objetivos dentro da empresa, se sentem mais participantes das decisões, ficam mais engajados e comprometidos, o que aumenta a produtividade e, consequentemente, seus resultados.
Além disso, fica muito mais fácil atingir os objetivos estratégicos do negócio quanto existem mais pessoas trabalham em prol deles. O ambiente se torna mais colaborativo, as pessoas veem sentido em suas atividades e estão dispostas a doar-se mais para que a empresa atinja o sucesso, afinal, o sucesso também é delas.
Os níveis de desdobramento de metas
Cada empresa possui uma determinada hierarquia, mas de modo geral, podemos visualizar qualquer empresa em três níveis: estratégico, tático e operacional. O nível estratégico é onde está a diretoria da empresa, os responsáveis pelo planejamento estratégico. O nível tático seriam as gerências, responsáveis por colocar em prática o plano de ação determinado no planejamento estratégico. O nível operacional é a execução, onde a maioria dos colaboradores se encontra.
O desdobramento de metas deve partir do estratégico para o operacional, considerando a distribuição igualitária de responsabilidades segundo a capacidade de cada setor e colaborador da empresa. Vamos a um exemplo prático:
Imagine que uma das metas da sua empresa é aumentar o faturamento em 40 milhões ao ano, totalizando 100 milhões. Esta é a meta estratégica, o grande objetivo que norteará todas as ações da empresa daqui para a frente. Sua empresa possui 5 unidades de negócio, cada uma contribuindo da seguinte forma para o faturamento total:
- Unidade 1: 30%
- Unidade 2: 20%
- Unidade 3: 20%
- Unidade 4: 15%
- Unidade 5: 15%
Dessa forma, as metas de vendas serão distribuídas no nível tático segundo estas participações, ficando da seguinte forma:
- Unidade 1: 30 milhões
- Unidade 2: 20 milhões
- Unidade 3: 20 milhões
- Unidade 4: 15 milhões
- Unidade 5: 15 milhões
Mas ainda temos o nível operacional a considerar, então podemos distribuir essa responsabilidade entre todos, fazendo com que os vendedores também tenham metas a cumprir. Vamos pegar a Unidade 1 como exemplo:
- Vendedor 1: 6 milhões
- Vendedor 2: 6 milhões
- Vendedor 3: 6 milhões
- Vendedor 4: 6 milhões
- Vendedor 5: 6 milhões
Perceba que as responsabilidades são iguais para todos no nível operacional. Mas será que esse modelo é factível em qualquer mercado? Será que todos os vendedores possuem o mesmo desempenho? Ou é possível fazer o desdobramento de metas de outra forma?
Fique atento ao nosso blog porque logo teremos a continuação desta nova conversa, com novas formas de desdobramento de metas que podem ser do seu interesse! Até logo!