A tecnologia já está enraizada no dia a dia das empresas e se constitui em um ativo de grande valor para os negócios. Sem tecnologia seria praticamente impossível mantermos as empresas funcionando e, conforme ela evolui e sua complexidade aumenta, o papel do gestor de TI se torna mais estratégico do que operacional, o que o coloca como um forte candidato a CIO – Chief Information Officer.
O que ainda impede muitos gestores de TI de assumirem essa posição estratégica é a mudança de comportamento frente aos negócios, delegando as atividades técnicas para profissionais capacitados e assumindo uma visão holística sobre a empresa e os rumos que ela deve tomar. No post de hoje vamos falar o que é preciso para começar a se preparar para esse cargo tão concorrido nas organizações. Pronto para mudar a sua carreira de uma vez por todas?
O que você vai encontrar neste blog:
ToggleAlinhamento estratégico
O CIO precisa estar alinhado com os objetivos de negócio, visualizando como a tecnologia pode contribuir para o crescimento da empresa segundo o planejamento estratégico global. Isso significa sair da visão tecnicista para entender com profundidade qual é o negócio da empresa, o momento atual dela no mercado e como traçar uma rota direta rumo ao sucesso futuro.
Para tanto, você deve conhecer a visão, missão e valores da empresa e estar afinado com a cultura organizacional, ou seja, o “modo como as coisas são feitas”. Se a empresa é mais conservadora, deve assumir uma postura condizente. Já se a empresa tem um perfil mais descontraído, o jeito é adotar a mesma postura para mergulhar nas reais necessidades do negócio.
Ações pautadas em metas e indicadores de negócio
Enquanto assume a postura gestor de TI, o profissional tem em mente as metas e indicadores do seu próprio setor e a gerência da área, de modo a atingir os resultados esperados para a sua equipe. Contudo, quando assume o papel de CIO, deve ter suas ações pautadas em metas e indicadores de negócio, ou seja, o seu foco passa a ser atingir resultados financeiros a curto, médio e longo prazo, utilizando-se da tecnologia.
Para exemplificar, um gestor de TI pode ter metas como a entrega de um software em funcionamento com N características e funcionalidades dentro de um mês. Já o CIO tem como meta fazer com que esse software gere X receita (ou corte custos) para a empresa no prazo de seis meses após sua implementação. Perceba que a responsabilidade do CIO é muito maior, pois impacta a organização como um todo.
Comunicação clara e assertiva
Uma posição estratégica como a de um CIO exige muita articulação para lidar com os mais variados stakeholders da empresa. Clientes, funcionários, fornecedores, investidores, acionistas e órgãos governamentais são alguns desses públicos com os quais o CIO deve se relacionar, o que exige fluência verbal, assertividade e transparência na comunicação. Sendo assim, uma das competências que você deve buscar para se tornar um CIO com foco estratégico é a desenvoltura com a comunicação, tanto em ambientes formais quanto informais, sabendo expressar-se corretamente para transmitir o seu conhecimento e assim elevar a credibilidade da empresa frente ao mercado.
Planejamento de longo prazo
Como o CIO é responsável pelo crescimento da empresa em diversas frentes, ele também precisa ter um vasto conhecimento sobre planejamento estratégico. Quando o foco é de curto ou médio prazo, fica fácil identificar objetivos e metas para a empresa, mas quando se trata de pensar no futuro, é bem mais difícil definir onde a empresa deve chegar daqui a 20 anos, por exemplo. Dessa forma, você deve começar a se inteirar sobre alguns temas relevantes para a continuidade dos negócios, como sustentabilidade e governança corporativa, planos de sucessão e retenção de talentos.
Além destas competências, quais outras você considera essenciais para se tornar um CIO com foco estratégico? Deixe seu comentário!