Seguindo o processo de internacionalização da empresa, México será o segundo país a receber o software GE
Dando continuidade ao projeto de internacionalização da Stratec na América Latina, a empresa agora expande as suas atividades para o México. A escolha do México como segundo país na linha de expansão internacional foi devido o seu PIB: 1,177 trilhões de dólares – o maior entre os países latino-americanos de língua espanhola. Em Julho do ano passado, o software Gestão Estratégica, principal produto da empresa, foi apresentado ao mercado colombiano, onde teve ótima aceitação.
Segundo Karen Echeverrí, gerente de operações no México, as perspectivas para a introdução do software Gestão Estratégica no Mercado mexicano são muito atrativas. “Nos últimos anos, as empresas têm mostrado interesse em sistematizar seus processos, estratégias e implementar as ferramentas necessárias para garantir o seu desempenho e para garantir a qualidade dos produtos e serviços”, conta.
Guilherme Barbassa, diretor da Stratec, também está animado com as novas oportunidades para o software GE. “Minhas expectativas são as melhores possíveis. Nós temos contatos com algumas empresas e notamos ser um mercado que demanda esse tipo de solução. O nosso software, ao que tudo indica, irá se encaixar com a necessidade que vimos lá”, conta.
Estar perto da economia dos EUA é também um desafio, segundo Karen. Ela comenta que muitas empresas têm procurado soluções fora do México e o território norte-americano é um mercado competitivo. No entanto, ela acredita que essa ameaça pode ser compensada pelas oportunidades identificadas no setor governamental do país, que é um grande nicho e que demanda acompanhamento da implementação de sua estratégia. “Acredito que a aceitação do produto será muito boa, em primeiro lugar por causa das características do software GE e em segundo lugar porque ele oferece grandes vantagens em relação a outras ferramentas. Durante as primeiras semanas de introdução no México, algumas empresas de consultoria concordaram que a ferramenta é bastante completa e atende às necessidades do mercado nesta área”, diz.
Barbassa segue confiante. “Esperamos atender uma demanda que já existe nesse mercado. Como o nosso software já está disponível em espanhol, estamos preparados”, revela.
Nessa primeira fase, Karen terá a responsabilidade de consolidar a operação da Stratec no México e construir canais de marketing fortes que permitam abordar mais empresas com um produto de alta qualidade. “Também irei fazer com que o nosso software seja uma ferramenta essencial para a execução da estratégia e da obtenção de resultados de empresas que utilizam nosso produto”, diz.
De acordo com Guilherme Barbassa, a internacionalização da Stratec está só começando. O próximo destino visado é a Argentina e no segundo semestre pretendem abordar os mercados dos Estados Unidos e Canadá.