Metodologias de gestão são sempre bem-vindas para organizar, padronizar e melhorar processos, bem como para maximizar resultados. Mas, quando chega o momento de escolher qual delas aplicar na empresa, o que surge é uma grande dúvida: PDCA, DMAIC, MASP ou BSC? Qual delas é a melhor?
Podemos dizer que não existe uma metodologia melhor do que a outra ou mais completa, apenas que cada uma delas tem seus prós e contras. Cabe à você e sua equipe determinar qual – ou quais – tem mais a ver com a sua empresa e o objetivo dela.
Para facilitar esse trabalho, listamos quatro das metodologias de gestão mais utilizadas no mercado, bem como suas diferenças e semelhanças. Esperamos que ao final do post você consiga fazer sua seleção!
O que você vai encontrar neste blog:
TogglePDCA
O PDCA é um método de resolução de problemas bastante utilizado na gestão da qualidade. Sua aplicabilidade cabe a qualquer problema enfrentado pela empresa e pode ser bastante válida na melhoria de processos.
O ciclo PDCA é composto de quatro etapas: plan, do, check, act. Ou, em bom português, planejar, fazer, checar e agir. Diante do problema apresentado, você planeja o que deve ser feito; em seguida, executa o planejado; na sequência, confere os resultados; para então ajustar o que tenha que ser corrigido e reiniciar o ciclo.
O PDCA pode ser usado no desenvolvimento de novos produtos, melhoria de processos, otimização de estratégias, resolução de problemas, entre outras situações que necessitem de avaliação e aprimoramento contínuo.
DMAIC
O método DMAIC (Define, Measure, Analyze, Improve, Control) também é focado na melhoria contínua, contudo, está baseado em indicadores de performance.
O intuito é definir seus indicadores de desempenho, mensurá-los, analizá-los, incrementar a estratégia e controlar os resultados.
Excelente para acompanhar a evolução rumo aos objetivos estratégicos da organização e a performance de estratégias de marketing e vendas, pois permite conhecer em profundidade o que afeta o desempenho da organização.
Com esse método, fica mais fácil melhorar a satisfação dos consumidores, incrementar a produtividade da empresa, otimizar recursos e obter redução de custos.
MASP
Metodologia de Análise e Solução de Problemas (MASP) também nasceu na gestão da qualidade, visando detectar e corrigir não-conformidades em processos, seja na indústria, varejo ou serviço.
O MASP possui 8 etapas a serem consideradas:
- identificação do problema – além de identificar o problema, é preciso isolá-lo de outras variáveis, a fim de poder analisar com critério a causa-raiz;
- coleta de informações – consiste na observação do problema, a fim de reunir informações que possam ajudar na solução;
- análise – os dados coletados são analisados sob diversas óticas;
- plano de ação – com base na análise, é criado o plano de ação, ou seja, as estratégias, táticas e ações a serem desenvolvidas para a solução do problema;
- execução – seu plano de ação é colocado em prática;
- análise de resultados – os resultados são analisados a fim de verificar se surtiram o efeito desejado;
- padronização – caso o problema tenha sido solucionado, as novas práticas são implementadas e padronizadas;
- conclusão – a equipe responsável reúne-se para avaliar todo o processo.
Com o MASP, é possível reduzir falhas processuais e de produção, conquistando maior eficiência e eficácia na empresa.
BSC
Por fim, temos o Balance Scorecard, uma metodologia de gestão focada no nível estratégico da organização. O BSC avalia a performance empresarial sob 4 perspectivas distintas:
- financeiro – satisfação dos sócios e acionistas;
- mercado – satisfação dos clientes;
- processos internos – desempenho de processos;
- aprendizado e crescimento organizacional – capacidade de aprender e inovar.
Para que o BSC seja aplicado, você deve ter os objetivos estratégicos da organização bastante claros, segmentando-os em metas e atribuindo indicadores que permitam a mensuração de resultados.
Também é essencial que esses objetivos sejam decompostos em objetivos táticos e operacionais, a fim de envolver toda a empresa na conquista dos mesmos.
Afinal, qual metodologia de gestão usar?
Como você deve ter percebido, uma não exclui a outra. Ao contrário, elas podem ser somadas e aplicadas em cenários distintos, trazendo melhores resultados. Para facilitar a manutenção dessas metodologias, o ideal é que você conte com um software de gestão estratégica que contemplem mais de uma delas, como é o caso do software da Stratec, que possibilita o uso do PDCA, DMAIC, MASP e BSC.