Totalmente conectados e inovadores, criativos e ágeis, mas ao mesmo tempo ansiosos e com certa resistência à hierarquias e críticas. A nova geração é aberta à polarização do mundo atual – e participantes – e preocupados com o meio onde vivem – eles não aceitam ofertas apenas pelo dinheiro, e dão mais valor ao propósito de uma marca do que a altas posições em uma empresa. Preferem horários flexíveis, e são muito mais propensos a se tornarem empreendedores e a criar relações de trabalho cada vez mais virtuais.
Se você tem enfrentando dificuldades em lidar com essa nova geração, ou apenas quer preparar-se para lidar com isso num futuro não tão distante, este artigo pode te ajudar a conhecer, e a lidar melhor com a nova geração do mercado de trabalho!
O que você vai encontrar neste blog:
ToggleQuais são as principais características da nova geração no mercado de trabalho?
Por virem de uma realidade até então “inédita” – já que são pessoas que cresceram num mundo tecnológico, com informações rápidas e super atuais – os jovens dessa nova geração têm aspectos característicos e comportamentos bem peculiares dentro do ambiente de trabalho. Dentre muitas destas, podemos destacar algumas como:
– Imediatismo
Essa geração busca resultados imediatos em tudo o que fazem. Esses jovens nem sempre têm complacência em processos extensos e procuram, constantemente, caminhos mais práticos para solucionar problemas. Isso também se aplica ao desenvolvimento de carreira.
Essa postura faz com que as tarefas se tornem mais dinâmicas, podendo chocar as outras gerações que estão mais habituadas com um outro ritmo de produção e desenvolvimento.
– Comportamento empreendedor
Uma forte característica presente nos profissionais da nova geração é o interesse e realizar e construir suas próprias condições de trabalho. Deste modo, podemos salientar que essa geração tem um comportamento muito mais alinhado ao empreendedorismo do que as anteriores. Este é um aspecto muito interessante para empresas que buscam pessoas independentes, capazes de criar e propor ideias e desenvolver projetos.
Há também uma tendência para o modelo de atuação home office. O trabalho “remoto” está cada vez mais presente, com flexibilidade de horários e, por consequência, mais liberdade para que o funcionário possa trabalhar da forma que mais lhe for conveniente.
– Desprendimento
Propensos a serem mais individuais, essa nova geração não tem como prioridade a premissa de “vestir a camisa da empresa”. O compromisso principal desses jovens é com o desenvolvimento da sua própria carreira e life style, e isso pode acarretar em falta de engajamento e dificuldades para trabalhar visando o propósito da organização.
Com uma capacidade de aprendizado muito mais enérgica, eles não são preconceituosos em relação à diversidade e possuem a vantagem do pensamento globalizado. Faz parte do “DNA” desses jovens o desejo por mudar e inovar as coisas de maneira contínua.
O que a nova geração espera do mercado de trabalho?
Os jovens dessa dessa nova geração não sabem lidar muito bem com frustrações, já que, de algum modo, a sociedade e a família mudaram sua forma de lidar com os filhos, criando barreiras de proteção contra todo e qualquer tipo de frustração possível.
Tal proteção tornou essa geração mais frágil para o mercado de trabalho, com muita qualificação em termos acadêmicos, mas sem muita resistência para suportar a realidade e as consequências que ela traz. Os jovens esperam que o mundo trabalhe em favor deles mesmos, ou que seus superiores hajam como pais, que dividem responsabilidades, protegem e de trazem benefícios mais do que exortações. Mas sabemos que a realidade é diferente. Aqui arcamos primeiro com as consequências, para então receber os benefícios.
Além de melhorar os processos, você pode ir além, e guarnecer esses profissionais com dados e metas para engaja-los acerca dos objetivos da empresa, implementando uma gestão à vista. É possível, também, colher informações valiosas como a gestão de horas trabalhadas, a execução de tarefas e o rendimento de cada um.
Conclusão
É importante oferecer uma infraestrutura apta a receber essa nova geração. Mas, mais do que isso, criar um ambiente que permita que esses novos profissionais revelem cada vez mais todo seu potencial.
Esperamos que esse artigo tenha ajudado você a entender mais sobre a nova geração que está em ativa no mercado de trabalho. E, para ampliar ainda seus conhecimentos, confira como motivar e preparar a geração Millennials e como manter motivação da equipe no ambiente de trabalho.