A constante busca por resultados e maior competitividade tem levado as organizações hospitalares a desenvolverem melhores estratégias de gestão, sendo a gestão à vista, uma das aplicadas.
Quando falamos neste termo, nos referimos à modalidade de gestão que deixa tudo às claras, tanto para os dirigentes do hospital quanto para funcionários, fornecedores e investidores.
O intuito é envolver todos os stakeholders na busca por resultados, deixando claro (à vista) quais são os objetivos traçados, as metas a serem alcançadas e, claro, os resultados obtidos ao longo do tempo.
Não é uma mudança fácil de ser implementada, afinal, muitos gestores ainda têm medo de comunicar abertamente quais são os planos de longo prazo, o faturamento real da organização, os custos da operação, as falhas e acertos.
Entretanto, cada dia mais, vê-se a necessidade de colocar tudo em pratos limpos para atrair a atenção de potenciais investidores e assim consolidar a marca no mercado.
O que você vai encontrar neste blog:
ToggleA gestão à vista na tomada de decisão
Um dos maiores objetivos em se implementar a gestão à vista em uma organização hospitalar é melhorar a tomada de decisão, envolvendo desde o nível operacional até o estratégico.
A partir do estabelecimento de metas, a empresa de saúde atribui a cada setor e funcionário determinarmos indicadores de performance, como as metas de redução de infecção hospitalar, por exemplo.
Esse número é conhecido por todos e o desempenho do setor rumo à meta é divulgado diariamente, seja por meio de quadros localizados em ambientes de grande fluxo de pessoas ou por meio de tecnologias, como sistemas de gestão estratégica.
Essa medida simples evita que os resultados sejam conhecidos somente ao final do mês, contribuindo para que a equipe aja proativamente para contornar obstáculos e chegar aos resultados almejados.
Um hospital que tenha esse sistema implementado mostra, a potenciais investidores, que busca o alinhamento estratégico em todas as instâncias de atuação, o que confere maior credibilidade à marca.
Gestão à vista e maior produtividade
Quando os objetivos, metas e responsabilidades são compartilhados, os colaboradores sentem-se parte vital do processo de geração de valor, tornando-se mais engajados.
Um técnico em enfermagem que seja estimulado a oferecer ideias e soluções para problemas internos, por exemplo, passa a atuar de maneira mais focada, elevando a qualidade dos serviços prestados aos pacientes e demais setores.
O comprometimento elevado faz com que os profissionais aumentem a produtividade e também a qualidade dos serviços prestados, o que se reflete em uma melhor imagem da empresa de saúde junto ao mercado.
As organizações que configuram a lista das melhores empresas para se trabalhar no mundo, por exemplo, têm boas cotações na bolsa de valores, são respeitadas pelo público em geral e recebem aportes de investidores com maior frequência.
Esse tipo de reconhecimento da sociedade também pode ser conquistado por clínicas e hospitais, desde que estes invistam em estratégias de gestão focadas no ser humano como peça-chave na geração de valor.
Não é incomum vermos investidores questionando sobre pesquisas de clima organizacional e entrevistando colaboradores para saber como a empresa realmente é, antes de fazer qualquer negociação.
Neste sentido, a gestão à vista faz com que o discurso interno seja sempre o mesmo, bem como a cultura organizacional esteja consolidada para oportunidades de aporte de capital.
Gestão à vista e redução de riscos
A análise de riscos é uma das primeiras a serem feitas por qualquer investidor, independentemente da situação financeira da organização hospitalar. Os riscos podem ser toda ordem, portanto, é imprescindível ter na ponta do lápis todos os eventos que podem impactar positiva ou negativamente os negócios.
A gestão à vista, neste caso, auxilia na detecção de problemas com maior velocidade e precisão, já que os indicadores de performance são compartilhados com todos. Qualquer desvio do planejado é facilmente percebido e pode ser tratado antes que riscos maiores venham a ocorrer.
Do ponto de vista do investidor, esse tipo de atitude por parte da empresa de saúde demonstra maturidade para lidar com questões internas e externas e preparo para enfrentar qualquer adversidade, estimulando-o a realizar o investimento com segurança.
Na hora de atrair investimentos externos, não tenha medo de mostrar o potencial da sua instituição e envolva cada colaborador neste processo. Desta maneira, não há como errar!
Quer saber mais sobre gestão à vista e termos relacionados? Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro de novos conteúdos!