A transformação digital nas empresas tende a crescer nos próximos anos. O significativo aumento no número de dispositivos conectados, a crescente adoção de plataformas em nuvem, a queda do custo dos sensores inteligentes e a ampliação dos investimentos dos principais gigantes da indústria em Internet das Coisas darão impulso à esse crescimento.
Há ainda um longo caminho para que se alcance totalmente a transformação digital nas empresas, e são muitos os desafios a serem superados. As empresas estão investindo muito dinheiro e recursos na transformação digital, mas para ganhar algo em troca, eles precisarão de uma abordagem estratégica. Afinal, transformação digital não é uma corrida e sim uma maratona.
Portanto, para tirar o máximo proveito de sua estratégia digital, é preciso aproveitar o embalo do mercado em mudança e ajustar a sua abordagem.
O que você vai encontrar neste blog:
ToggleTransformação digital não é apenas sobre oferecer tecnologia
Há quem pense que transformação digital é apenas sobre oferecer produtos de forma digital, ou simplesmente implantar softwares, aplicativos e outros recursos dentro de processos internos da empresa para deixá-los mais rápidos. Só que não é bem assim.
Apostar nessas novidades pode trazer resultados surpreendentes, mas se não houver vários outros pontos alinhados o trabalho pode ir por água abaixo.
Então, passa na frente quem oferece ao consumidor o melhor produto, de modo mais rápido, com melhor atendimento, de uma forma mais prática. Esses são só alguns dos pontos. Levando isso em consideração, é hora das empresas pensarem em outros pontos também importantes.
Os desafios da transformação digital que as empresas enfrentarão
As empresas em fase de transformação digital enfrentarão alguns desafios e terão que superá-los para que suas estratégias sejam bem-sucedidas. Veja alguns exemplos abaixo:
– Falta de compreensão executiva
a transformação digital requer uma abordagem de cima para baixo – liderança que tenha criado uma estrutura para o sucesso.
– Percepção da urgência
muitas empresas já deixaram de existir porque não tiveram a percepção de que precisam se transformar para acompanhar as ofertas disponíveis no mercado e a necessidade do cliente.
– Aprendizado rápido
outro obstáculo é ajustar o ritmo e a precisão dos processos. É importante estar pronto para ter uma estrutura que faça testes de hipóteses, construa experimentos rápidos e, o mais importante, aprenda com eles.
– Controle e comando
a estrutura de controle e comando é o padrão da maioria das empresas, e ela está sujeita a questionamentos e falhas. Nessa estrutura que fomenta o compartilhamento, todos são convidados a colaborar e trocar informações e os departamentos devem repensar as métricas segmentadas para alcançar seu objetivo principal.
– Cultura de experimentação
na transformação digital, a experimentação é um dos pontos principais que permite que que hipóteses sejam testadas em prazos mais curtos, e as mudanças podem ser implementadas enquanto o produto recebe melhorias e atualizações.
– Expor erros
muitas empresas encontram dificuldades para atuar com a possibilidade de errar, e isso não deve ocorrer dentro de uma cultura corporativa. É preciso expor o erro, e buscar resolver o problema sem tentar achar um culpado.
Quais benefícios a transformação digital trará para sua empresa
Seria impossível listar tudo o que vai ocorrer na sua empresa se você encarar a transformação digital da forma certa. Mas, um dos principais é, com certeza, a produtividade. Essa é apenas uma vantagem, que já faz muita diferença aumentando a satisfação dos clientes, melhorando a vantagem competitiva no mercado e até proporcionando mais satisfação aos clientes.
Os avanços em tecnologia têm o potencial de diminuir o tempo necessário para completar uma tarefa ou, em alguns casos, eliminar a necessidade de um processo ou de uma consultoria no trabalho. Para os funcionários, as melhorias tecnológicas muitas vezes reduzem o número de tediosas tarefas de escritório ou melhoram a eficiência.
A inovação é um processo complexo e amplo, que deve permear toda a empresa. Não há uma fórmula única que resulte num negócio que, constantemente, introduza inovações ao mercado, sejam elas incrementais ou radicais.