No trabalho, geralmente, a motivação surge, ou até mesmo desaparece, devido às atitudes e gerenciamento da liderança. O desenvolvimento e a produção de uma organização se relacionam diretamente com a contribuição de cada colaborador, e a soma de todas elas gera resultados positivos para o grupo.
A motivação no trabalho pode ser considerada pelo conjunto de comportamentos que norteiam as atitudes do colaborador. Ou seja, é a motivação que influencia a vontade, o comprometimento e a disposição do profissional em relação a suas atividades diárias. Assim, quanto mais motivação um colaborador tiver, melhor será sua produtividade.
Um time é composto por várias competências diferentes e a soma de todas elas gera resultados positivos para o grupo. A motivação contribui para que tarefas sejam cumpridas com disposição, capricho e vontade. Mas, você sabe como motivar sua equipe e seus funcionários?
Elaboramos 6 dicas que certamente irão ajudar você:
-
O que você vai encontrar neste blog:
ToggleDê Feedbacks:
Realize avaliações regularmente para que assim, seja possível dar retornos periódicos aos profissionais. Deste modo, será possível aperfeiçoar as atividades que estiverem com desempenho menor e valorizar as que estiverem com um bom desempenho.
Um feedback bem articulado gera confiança, elimina problemas e melhora as habilidades dos colaboradores. Principalmente no ambiente corporativo, este tipo de avaliação é fundamental.
-
Promova integrações:
É por meio da socialização que o indivíduo é capaz de desenvolver a sua personalidade e ser admitido ou inserido na sociedade, adquirindo valores e hábitos que formam suas características. É o processo de adquirir conhecimento social que transforma o ser humano de um ser biológico para um ser social.
A socialização é um fator relevante dentro do ambiente corporativo, e propiciar momentos de integração e de troca de conhecimentos também trará vantagens ao profissional, visto que se sentirá mais inserido e envolvido na empresa.
-
Estimule atividades diferentes:
Além das atividades corriqueiras, é interessante estimular ações diferentes, não quotidianas. Dessa maneira, o profissional poderá ter novas percepções e ideias acerca das suas obrigações. Vale ressaltar que este não deve se tratar de um ato obrigatório, mas de um estímulo.
Uma rotina estagnada, em que não existem situações estimulantes, é um convite para a insatisfação no trabalho que, consequentemente, pode gerar infelicidade. É bastante comum, inclusive, que grandes talentos com alto potencial sejam desperdiçados ao serem envolvidos em afazeres que exigem pouco, ou até mesmo fogem de suas habilidades profissionais.
-
Crie metas:
Trace metas reais que incentivem o crescimento individual do profissional e, quando alcançadas, cada um receba a devida gratificação que fez por merecer.
Procure entender quais tipos de recompensas mais motivam os seus funcionários e crie benefícios atrelados ao desempenho de cada um. Alguns funcionários podem achar mais gratificante um destaque como funcionário do mês, por exemplo, enquanto outro pode achar que a melhor opção de reconhecimento é um bônus em seu salário.
-
Ofereça um ambiente agradável:
A ideia principal é fazer com que seus funcionários sintam-se o mais confortável possível. Ter equipamentos adequados e em bom estado são fatores importantes para criar um ambiente agradável.
Por exemplo, se seus funcionários passam a maior parte do tempo dentro do escritório, você deve assegurar-se de que os computadores, e os demais equipamentos, estejam em perfeito funcionamento para que não cause nenhum impacto negativo em alguma atividade que esteja sendo desempenhada. Isso pode gerar um impacto significativo na produtividade e motivação no trabalho.
-
Dê voz aos seus funcionários:
Incentive a política de “portas abertas” na sua empresa. Cabe ouvir as sugestões para melhorias no ambiente de trabalho e permitir que o profissional possa tirar suas dúvidas e questionamentos abertamente com a gestão. Além disso, é possível que o gestor siga outras dicas para promover a motivação no ambiente de trabalho.
Valorize o trabalho dos profissionais e das equipes, estimule um ambiente agradável para o desenvolvimento profissional dos colaboradores com capacitações e treinamentos periódicos. Procure entender o perfil profissional de cada um e delegue as tarefas de acordo com sua capacidade encorajando-os com desafios, criatividade e colaboração.
Conclusão
Procure promover uma cultura de bons relacionamentos entre os colaboradores e crie uma política de benefícios atrativos. Através da motivação no trabalho, os funcionários sentem-se mais reconhecidos e tendem a envolver-se muito mais com a empresa, gerando uma vontade de ir além de suas obrigações e dar o seu melhor em todas as atividades.