Definir indicadores e métricas é importante para colher dados sobre o desempenho da empresa em diferentes níveis. Um conhecimento que torna mais fácil a identificação de falhas e o aproveitamento de oportunidades em busca de resultados cada vez mais sólidos para os negócios.
Na teoria é mais fácil reconhecer essa importância e vantagem. Porém, nem sempre é fácil adotar medidas para que os colaboradores se engajem no acompanhamento das métricas, fazendo com que a empresa perceba seus resultados na prática.
Pensando nisso, fizemos este post para ajudar você a descobrir como criar uma cultura de acompanhamento de KPIs junto à sua equipe. Vamos lá?
O que você vai encontrar neste blog:
Toggle1- Faça com que seus colaboradores entendam a importância das métricas e KPIs
Apesar de cada colaborador ter seu papel dentro de uma organização, nem todos eles exercem funções que permitem perceber com clareza a importância prática das métricas e dos KPIs para levar uma ação ou negócio ao sucesso.
Por isso, é importante investir em estratégias que mostrem aos colaboradores como as informações que eles acompanham têm impacto global e, ainda, diretamente sobre suas ações e rotinas.
Ajudar os colaboradores a estabelecer a ligação entre o que métricas e KPIs são na teoria e na prática vai tornar seu acompanhamento mais natural. E, ainda, contribuir para que esses agentes consigam apontar indicadores que podem ser desconsiderados e outros que sejam mais relevantes para a conquista dos objetivos traçados.
2- Reforce a ideia de atualizar indicadores e simplificar métricas
Quando uma empresa compreende o poder dos dados, pode se ver diante da tentadora possibilidade de criar várias métricas e KPIs para as mais diversas áreas.
O ideal, porém, é usar dados com inteligência, dando preferência à qualidade ao invés da quantidade. Por isso, para criar uma cultura de acompanhamento de KPIs, é importante adotar estratégias para que os indicadores escolhidos sejam, de fato, relevantes para os colaboradores e a empresa.
Do contrário, não há discurso e nem teoria que justifique o esforço para acompanhar dados que não contribuem para a conquista dos resultados práticos esperados. O mesmo princípio vale para reforçar a necessidade de atualizar a lista de KPIs à medida que novos cenários se constituem na empresa.
3- Estabeleça rotinas e aposte em boas ferramentas para a coleta e acompanhamento de dados
O acompanhamento de métricas precisa fazer parte da rotina da empresa para que, então, se torne uma cultura. Para tanto, é preciso traçar planos para indicar como esse acompanhamento deve ser feito, por quem e com qual frequência, por exemplo.
E, ainda, é necessário selecionar boas ferramentas que facilitem o processo coleta e análise de dados e que contribuam para que a rotina relacionada aos indicadores não seja vista como uma tarefa desestimulante.
4- Mantenha os colaboradores atualizados e inteirados quanto aos resultados dos KPIs
Mais do que entender a importância ou o potencial das métricas e indicadores para impactar a rotina e os resultados da empresa é mostrar como isso acontece.
Em outras palavras, é interessante oferecer feedbacks ou relatórios consistentes para que os colaboradores da empresa tenham sempre clareza da importância do acompanhamento de indicadores e transformem essa prática em parte da cultura da empresa.
Não se esqueça de seguir a Actio no Instagram, Linkedin e Facebook.
Gostou do conteúdo? Me diz nos comentários