Já pensou em encontrar meios de tornar seu plano estratégico mais simples e assertivo? Existem ferramentas que tornam isso possível e que, portanto, não podem ser esquecidas pelos gestores de empresas de qualquer porte e segmento.
Como já se sabe, a realização desse planejamento é uma prática de suma importância para organizações que desejem alcançar resultados cada vez melhores e de forma eficiente.
Embora seja uma atividade comum, definir metas, ações e meios para a execução dessas ações não é tarefa fácil. Há uma série de fatores a serem levados em consideração e por isso, o gestor responsável por traçar as estratégias da empresa se vê diante de um importante desafio.
As ferramentas em questão se apresentam como recursos simples, porém poderosos. Capazes de simplificar a análise do cenário e a definição de metas, reduzindo falhas e aumentando as chances de sucesso. Interessado? Continue a leitura e saiba mais!
O que você vai encontrar neste blog:
ToggleChecklist 5W2H
O 5W2H é uma ferramenta básica que funciona como um checklist do plano estratégico. São, ao todo, sete perguntas a serem respondidas pelo gestor e que vão orientar o plano tanto para o seu desenvolvimento, quanto para a sua execução.
Com o 5W2H o gestor aponta a resposta para as seguintes perguntas:
What ou O quê? – qual ação ou tipo de ação vai ser executada;
Why ou Por quê? – por qual motivo essa ação se faz necessária;
When ou Quando? – quando a ação vai ser feita e por qual período de tempo;
Where ou Onde? – onde essa ação será realizada;
Who ou Quem? – qual pessoa é responsável por essa ação;
How ou Como? – qual é o passo a passo para a execução dessa ação;
How much ou Quanto? – qual vai ser o custo dessa ação.
Apesar da sua simplicidade, a ferramenta proporciona a geração de informações cruciais e precisas. Além disso, pode ser aplicada em diferentes níveis, para pequenos ou grandes projetos.
Ciclo PDCA
O ciclo PDCA, por sua vez, aparece como uma metodologia interativa que orienta o planejamento de estratégias visando o controle e a melhoria de processos variados na empresa.
O PDCA é chamado de “ciclo” porque é baseado na repetição e deve ser aplicado continuamente nos processos para que a empresa alcance as metas estabelecidas.
Funciona da seguinte forma:
Plan ou Planejar: etapa em que são estabelecidos os objetivos e os processos necessários para a conquista de resultados;
Do ou Executar: etapa em que se coloca em prática o planejamento realizado;
Check ou Verificar: etapa em que se verifica se as metas foram atingidas com sucesso;
Act ou Agir/Ajustar: etapa em que são feitas as modificações que se façam necessárias e são estabelecidas como condutas padrão as ações que deram certo.
Em suma, o PDCA está relacionado ao controle de qualidade. É uma ferramenta capaz de fornecer dados sobre os processos que precisam ser aprimorados em busca de nova metas para a organização
Análise de SWOT
Também conhecida como planilha F.O.F.A, a análise de SWOT permite que se faça uma análise do cenário com base nos seguintes pontos:
Strengths ou Forças;
Weaknesses ou Fraquezas;
Opportunities ou Oportunidades;
Threats ou Ameaças.
A SWOT possibilita tanto a análise do ambiente externo ou macroambiente, quanto do ambiente interno ou microambiente da organização.
Uma vez conhecido todo o cenário, o gestor passa a reunir condições para desenvolver estratégias visando o aproveitamento das oportunidades e dos pontos fortes da empresa. Bem como para gerenciar ameaças e reduzir riscos e encontrar meios de minimizar ou corrigir os pontos fracos da empresa.
Os dados gerados a cada análise realizada podem servir de parâmetro para a evolução da organização ao longo dos anos, bem como do sucesso ou não de ações adotadas a cada período.
Você faz uso de alguma outra ferramenta na hora de desenvolver o plano estratégico da sua empresa? Deixe seu comentário!