Você já parou para pensar sobre como gostaria de ver sua empresa daqui a 5 anos? É isso o que se faz quando você começa a elaborar um planejamento estratégico.
O intuito é justamente estipular metas para que o seu negócio progrida de forma sustentável, tenha condições de escalar as vendas, ganhar mais espaço no mercado de trabalho e ter uma marca conhecida — e reconhecida — em seu segmento.
No post de hoje, selecionamos 4 pontos que não podem faltar no seu planejamento estratégico. Que tal conferi-los?
O que você vai encontrar neste blog:
Toggle1. Reveja a visão da sua empresa
Sabe aquela velha pergunta que fazemos às crianças “o que você vai ser quando você crescer?”? Pois bem, a visão é a expressão daquilo que sua empresa almeja ser num futuro próximo.
É importante refletir sobre a visão organizacional porque é ela que norteia a gestão estratégica da organização, da definição de objetivos até a formação de parcerias.
A visão empresarial deve ser compartilhada com todos os colaboradores e permear as decisões da alta gestão, a fim de que esteja enraizada em cada ação tomada no ambiente corporativo.
Ao refazer seu planejamento estratégico, revise suas metas, reescreva sua visão e informe a todos quais são as novas diretrizes do próximo período de 5 anos.
2. Defina um método para o seu planejamento estratégico
Existem diversas formas de realizar o planejamento estratégico de uma empresa, das mais fáceis e intuitivas às mais complexas. Você pode optar pelo business model canvas, por exemplo, que consiste em preencher um mapa das principais informações do seu negócio.
Outra opção é usar o BSC – Balance Scorecard, que oferece um planejamento estratégico mais detalhado, com base em metas e indicadores de performance.
Há ainda a possibilidade de combinar vários métodos e assim tornar sua gestão ainda mais estratégica. Isso é possível com o uso de softwares de gestão estratégica especialmente desenvolvidos para gerar mais resultados para a organização.
3. Avalie o clima organizacional
A única forma de concretizar a visão da empresa é contar com o apoio incondicional dos seus colaboradores, afinal, são eles que possibilitam a entrega dos seus produtos ou serviços aos clientes. Dentro dessa perspectiva, fomentar um ambiente de trabalho colaborativo, que valoriza as pessoas, é fundamental.
Comece por avaliar o Índice de Felicidade Interna Bruta (FIB) da sua empresa. É possível fazer isso aplicando questionários anônimos e depois consolidando os dados, ou então usando ferramentas de medição automatizadas.
A pesquisa de clima organizacional é outra forma de mensurar como está a satisfação dos colaboradores em relação à empresa. São avaliadas questões como ambiente laboral, salários, benefícios e relacionamento com chefias, por exemplo.
4. Paute-se sempre em dados
Por fim, para ter um planejamento estratégico de sucesso, você precisa basear suas decisões em dados. Analise a evolução da sua empresa ao longo dos últimos anos e, com base no histórico, defina suas próximas metas.
Verifique as falhas cometidas e crie um documento de lições aprendidas, listando também os acertos. Dessa forma, é possível compartilhar o conhecimento e fortalecer as melhores práticas no ambiente organizacional.
Lembre-se também de monitorar seus indicadores de performance com ferramentas adequadas, a fim de agir proativamente na maximização de resultados. Ações imediatas evitam desperdício de recursos e potencializam o reconhecimento da marca no mercado.
Que tal uma ideia adicional para fazer seu planejamento estratégico? Saiba o que o design thinking pode fazer por sua empresa!