Um bom líder dentro de uma organização é aquela pessoa que dá todo o suporte necessário para a realização das tarefas. Além disso, é honesto com os feedbacks e na relação como um todo, cobra resultados, mas, acima de tudo, pensa no lado humano das relações dentro da empresa, dentre outras características. Entretanto, chegar a esse nível de maturidade para gerir uma equipe requer tempo e muita resiliência. Em outras palavras, o líder deve ser uma das referências na gestão de pessoas da organização. Dar o exemplo e fazer com que os objetivos e metas sejam atingidos da forma mais otimizada.
Conheça o Lift e alinhe o desempenho da equipe aos objetivos da empresa
O líder tem essas funções tão importantes por diferentes motivos. Primeiro que, assim como os demais colaboradores, ele já esteve na posição de fazer parte da equipe operacional e sabe quais são as principais necessidades do time. Além disso, se ele está na posição de gestão é porque foi preparado, ou deveria ter sido, para exercer uma função tão importante de gerenciamento de equipe. E é por isso que hoje destacamos cinco atitudes de líderes que melhoram a gestão de pessoas. Confira!
O que você vai encontrar neste blog:
ToggleFeedbacks de qualidade e constantes são fundamentais para a gestão de pessoas
Uma das bases fundamentais na gestão de pessoas é o feedback. O líder deve estar presente no dia a dia dos profissionais agindo como suporte para que o time se mantenha alinhado. Ele também é a pessoa que compartilha conhecimento, orienta e preza pela harmonia e motivação de todos. Para que isso ocorra, o feedback deve estar entre as prioridades. Ele é uma ferramenta muito eficaz de retorno sobre o trabalho do colaborador, no esclarecimento de pontos de melhoria e de incentivo pelo desenvolvimento profissional. Consequentemente, um retorno de qualidade ajuda no crescimento profissional e na otimização dos resultados dos processos da empresa.
Tenha acesso às melhores soluções para gestão do mercado – Clique aqui para saber mais!
Canal de comunicação sempre aberto
Não só no ambiente de trabalho, mas a comunicação e o diálogo são importantes em todos os aspectos da nossa vida. Dentro das empresas, o líder deve criar uma cultura sempre pautada em valores como a confiança, a transparência e a troca. Cada profissional precisa se sentir confortável para fazer sugestões, críticas, tirar dúvidas e se expressar. A tecnologia pode ser uma aliada importante nesse processo. Então use recursos como e-mail e intranet ao seu favor.
Respeitar a diversidade e valorizar as competências
Uma equipe é composta por pessoas diversas, com repertórios diferentes e construído em contextos distintos. Cabe ao líder gerenciar essas pessoas para que trabalhem pelo resultado comum, mas sempre respeitando as particularidades e talentos. Com isso, a equipe fica mais forte e se complementa e alcança resultados mais ricos.
Incentivar o pensamento criativo e formar novos líderes
Criatividade resulta em inovação. Por isso, o líder deve incentivar sempre a procura por novas alternativas, troca de ideias e opiniões. Incentivar a autonomia também faz a diferença, já que os profissionais vão trabalhar de forma mais independente e podem ter elevação na motivação e desenvolver o espírito de líder também.
Buscar aprendizado constante
Um líder precisa saber o que está fazendo no processo de gestão de pessoas para passar confiança e informações com embasamento e credibilidade. Por isso, ele deve se manter atualizado dentro da sua área e expandir o quanto puder esse conhecimento. Isso vai ajudar nas tomadas de decisões, na orientação da equipe e principalmente nos feedbacks.
Ou seja, o líder é a pessoa que deve ao mesmo tempo orientar e guiar o time e completar as lacunas no processo com conhecimento, experiência e motivação.
Quer incrementar tecnologia na sua gestão? Aqui na Actio temos a solução específica para a sua demanda, seja na área de pessoas, projetos, estratégica, riscos, finanças e afins, que vão te auxiliar na administração diária. Confira!