A lista dos 50 pensadores mais influentes para o mundo dos negócios é tema de uma reportagem do portal Época Negócios sobre o “The Thinkers 50”, um ranking oficial do setor. A lista é encabeçada por Clayton Christensen, professor da Harvard Business School e um dos maiores experts da área de inovação. Dentre as diversas obras de sua autoria, está justamente o livro “O Dilema da Inovação”, publicado em 1997 e, conforme destaca a matéria do Época Negócios, considerado o melhor livro da área naquele ano.
O segundo lugar do ranking ficou para os autores do bestseller “Estratégia do oceano azul. Como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante”. Como aponta a reportagem, W. Chan Kim & Renée Mauborgne são professores de estratégia e gestão do INSEAD – The Business School for the World – e defendem que o estudo sistemático das ações é uma necessidade para as corporações, já que não existem empresas e setores excelentes para sempre.
A terceira posição coube a Vijay Govindarajan, professor de Negócios Internacionais da Tuck School of Business. São dele obras clássicas como “10 regras para inovações estratégicas” e “O outro lado da inovação”. O pensador, ainda de acordo com o Época Negócios, considera que inovar é quebrar a rotina e lidar com o imprevisível; o que exige habilidade para gerenciar os conflitos entre as equipes operacionais e de criação.
O ranking, denominado “The Thinkers 50” é realizado pela consultoria Crainer Dearlove, com intervalos de dois anos, de acordo com informações presentes na matéria. Em 2009, a primeira posição foi ocupada por CK Prahalad, doutor pela Harvard Business School e professor de estratégia na Ross School of Business da Universidade de Michigan. Ele é um dos autores de “Competindo pelo Futuro” e morreu pouco tempo depois de receber o prêmio.
Com informações do Época Negócios