O planejamento estratégico direciona as ações da organização ao longo do tempo e mantém a equipe alinhada quanto aos objetivos a serem cumpridos, tanto do ponto de vista estratégico quanto do tático e operacional.
Quando falamos do nível estratégico, podemos aplicar a Matriz SWOT como recurso de análise de mercado, comparando nossos pontos fortes e fracos com a concorrência. Essa análise permite identificar gaps de competência e assim melhorar a performance empresarial de maneira global.
Mas e quando se trata de portfólio de produtos, que ferramenta utilizar para aprimorar o desempenho do nosso mix de soluções? É o que veremos neste post, com a Matriz BCG. Vem com a gente?
O que você vai encontrar neste blog:
ToggleO que é Matriz BCG
A Matriz BCG é uma ferramenta de análise de portfólio de produtos ou serviços.
Ela permite averiguar quais são os produtos com maior participação de mercado, maior lucratividade e relevância para o negócio, o que contribui para que você saiba como compor seu mix de produtos para gerar maior rentabilidade.
O intuito é identificar aqueles produtos que geram receita maior com um investimento menor, o que se torna mais interessante para a empresa no longo prazo, que pode escalar vendas sem onerar a operação.
A representação gráfica da Matriz BCG mostra quatro cenários possíveis:
● Produtos estrela (quadrante superior esquerdo): estão no ápice das vendas, porém, exigem grandes investimentos devido à alta concorrência;
● Produtos em questionamento (quadrante superior direito): ainda têm baixa participação de mercado, mas encontram-se em um cenário de rápido crescimento;
● Produtos vaca leiteira (quadrante inferior esquerdo): são aqueles consolidados no mercado, que geram receita frequente e estável;
● Produtos abacaxi (quadrante inferior direito): produtos que estão no fim do ciclo de vida e que devem ser analisados com cautela para saber o momento de descontinuá-los.
Essas conclusões são tiradas a partir do cruzamento de dois dados: crescimento do mercado para o produto analisado x participação do produto da empresa nesse mercado.
Matriz BCG e o planejamento estratégico
Até aqui, explicamos brevemente o funcionamento da Matriz BCG. Mas como ela influencia no planejamento estratégico da organização?
Voltando à classificação dos produtos por meio da Matriz BCG, chegamos às seguintes conclusões:
● Os produtos estrela e em questionamento devem receber maior investimento para que tragam retornos consistentes para a empresa, gerando fluxo de caixa no curto prazo.
● Já os produtos vaca leiteira, devem ter os investimentos mantidos para que continuem custeando a empresa como um todo, enquanto os estrela e em questionamento vão se consolidando no mercado.
● Os produtos em declínio, os abacaxis, devem deixar de receber tantos investimentos, já que estão próximos de sair de linha.
Ter essas informações em mãos permite direcionar o orçamento da empresa para que o retorno sobre o investimento (ROI) se torne cada dia maior, gerando lucratividade para o negócio.
Esse conhecimento também afeta a tomada de decisão quanto aos rumos da empresa para os próximos anos: seguir no mesmo mercado, buscar diversificar os negócios ou investir em inovações que possam alavancar os resultados?
A abertura de filiais ou fechamento das mesmas, também é influenciado pela dinâmica mercadológica, que pode ser melhor compreendida se você souber qual é o desempenho de cada produto ou serviço oferecido por sua companhia.
Na hora de definir as campanhas de marketing e vendas, ter a Matriz BCG em mãos contribui para direcionar melhor os objetivos de marketing e com isso gerar mais negócios para a organização, sempre pensando na sustentabilidade à longo prazo.
Quer seguir aprendendo mais sobre planejamento estratégico? Conheça 3 ferramentas indispensáveis na hora de pensar o futuro da sua organização!
Permaneça atualizado com os melhores conteúdos sobre gestão pelo nosso Facebook e Instagram.