Planejamento estratégico, sem um PMO – escritório de projetos – é uma lista de desejos!
São os grandes projetos que proporcionam as grandes viradas, são eles que geram um aumento considerável no desempenho das empresas. Por isso, é natural que ao terminar o planejamento estratégico se saia com uma carteira numerosa de projetos.
Levo mais de 2 décadas atuando no segmento da gestão empresarial, o que me permitiu ter uma visão formada a partir de erros e acertos, em razão disso, antes de qualquer coisa gostaria de te alertar: você deve tomar o devido cuidado para que projetos importantes não sejam esquecidos no meio do caminho. E talvez você esteja pensando: “Se o projeto é importante, como seria possível esquecê-lo?”. Pois bem, nada que o próprio dia a dia não facilite pra você.
A segunda situação que vejo constantemente acontecer, não menos importante que a primeira, é que o gerenciamento do projeto acaba tendo um viés muito mais operacional, resultando na perda do vínculo com o porquê dele existir e deixando de entregar efetivamente os resultados propostos.
É por isso que você precisa ter uma visão executiva do andamento dos projetos sempre ligados à estratégia, dando atenção não só ao cronograma de execução, mas ao conjunto de valores que estão sendo entregues.
Portanto, atenção para algo de extrema importância, constantemente, é muito comum vermos “reports” de projetos se limitando ao cronograma e ao orçamento, isso gera uma certa miopia na alta administração, dando a impressão que a estratégia está sendo efetiva. Não basta ter relatórios bem feitos da operação, a alta administração precisa enxergar o valor entregue pelo projeto.
Dessa forma, se você se identificou com o cenário que acabei de descrever, saiba que os indicadores sempre serão seus grandes parceiros. Eles mostram efetivamente se você está conseguindo implementar a sua estratégia. Reforço que a conexão entre a execução dos projetos com os indicadores concebidos durante o planejamento estratégico, para medir se o planejamento está sendo executado, é extremamente relevante.
Por fim, se você gostou, acompanhe mais conteúdos como estes pelo nosso blog ou através de nossas redes sociais.