A Gestão de Desempenho é uma estratégia focada nos processos executados pelos líderes e equipe, ou seja, uma ferramenta que gere o comportamento durante a realização das atividades e os resultados finais. A ideia é criar planos de desenvolvimento individual e coletivo.
Além disso, a Gestão de Desempenho ajuda a ter uma equipe engajada e com excelência de performance. Para tanto, é necessária uma cultura contínua de feedback e muita comunicação entre gestores, líderes e colaboradores. Alguns passos base para a Gestão de Desempenho funcionar efetivamente são: avaliação e monitoramento dos processos, planejamento diário e insights de melhoria.
Entre as inúmeras vantagens da criação estruturada da Gestão de Desempenho está a motivação. Colaboradores e gestores saberão pontos fortes e fracos e, com isso, vão entender exatamente no que é preciso se desenvolver. Automaticamente, o engajamento também aumenta.
Em relação ao nível organizacional, a identificação de problemas, lacunas e pontos de melhorias também estarão mais claros. Assim, o tempo de ação e resolução será mais ágil e preciso. Entretanto, para fazer uma Gestão de Desempenho realmente efetiva, algumas etapas precisam ser consideradas. Conheça algumas delas a seguir.
O que você vai encontrar neste blog:
ToggleContratação de desempenho
O primeiro passo envolve a gestão e a equipe como um todo. Neste momento, a liderança entra em acordo com o time sobre quais serão as entregas esperadas, tanto nas metas coletivas quanto nas individuais, reforçando as competências necessárias para atingi-las.
Em outras palavras, trata-se de traçar os objetivos considerando os processos para chegar até eles, o que será preciso para desenvolvê-los e as habilidades que cada profissional deve ter para alcançá-los. É a fase inicial do processo.
Além do alinhamento das metas e do processo, deve-se alinhar também as expectativas entre colaboradores e gestores, pois só assim cada um saberá o seu papel.
Acompanhamento da equipe na Gestão de Desempenho
Nesta etapa, o gestor deve continuar próximo ao time, fazendo o trabalho de treinamento, orientação, resolução de dúvidas e correção de rotas. Vale lembrar que todo ajuste precisa ser feito perante a prática contínua de feedback coletivo e individual. Isso é muito importante para que a meta continue firme e alcançável.
Essa fase é a mais complexa, pois a liderança deve se dedicar ao auxílio da equipe de modo que todos se sintam envolvidos e integrados às tarefas.
Preenchimento das avaliações
Aqui, começa a avaliação do desenvolvimento do processo e o alcance de resultados. É hora de colocar no papel como foi o desempenho individual, da equipe e da empresa. A avaliação pode ser feita de acordo com a competência técnica ou comportamental, gerando análises e dados para a tomada de decisão da gestão.
Isso inclui desligamentos, promoções, reajuste de cargo e outros acompanhamentos individuais.
Reunião de calibração e plano de ação de gente
Agora é o momento em que os gestores fazem a calibragem das avaliações dos times. Isso quer dizer que avaliam para garantir e traçar níveis de exigências equivalentes à avaliação. A partir daí, inicia-se o plano de ação de gente, no qual se discute estratégias de desenvolvimento e carreira para cada um dos colaboradores com base na calibração anterior.
Esse momento da Gestão de Desempenho é importante para pensar em um plano de carreira para cada profissional a partir de suas habilidades e desempenho.
Feedback e PDI na Gestão de Desempenho
Por último, mas não menos importante, é hora do feedback. Com base na reunião de calibração, líder e colaborador alinham quais foram os pontos fortes e aqueles que ainda precisam ser desenvolvidos. É aqui que o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) também entra em cena. Ele tem a finalidade de gerenciar os pontos fortes e fracos de modo a aumentar o desempenho do colaborador nos próximos ciclos.
Vale destacar que todo esse processo deve ser justo, transparente, meritocrático e sempre alinhado aos objetivos estratégicos da empresa, respeitando a individualidade de cada colaborador.
A tecnologia e o feedback estruturado
A tecnologia está presente em nossa rotina diariamente e quando o assunto é trabalho, ela tem muito a agregar. O Lift é um software desenvolvido pela Actio Software em parceria com a Falconi, e ajuda diversas empresas no processo de avaliação de desempenho, contando com várias funcionalidades focadas nos tipos de feedback.
Gostou das dicas? Acesse o nosso blog e acompanhe mais matérias sobre o assunto.