Muitas pessoas utilizam os termos BI e Big Data como se fossem sinônimos. Atualmente existe uma certa confusão na hora de definir as terminologias relacionadas ao meio corporativo, mas entender a diferença entre Big Data e Business Intelligence é muito importante para conseguir beneficiar-se de ambas as tecnologias.
BI e Big Data são dois processos distintos que ocupam papéis únicos no mercado. Ainda é difícil para muitas pessoas fazerem essa diferenciação. Muitos acham que Big Data se trata do substituto do BI, o que não é verdade, e iremos entender o porquê. Para acabar com as suas dúvidas de uma vez por todas, continue a leitura deste artigo.
O que você vai encontrar neste blog:
ToggleO que é Business Intelligence?
Quando falamos em Business Intelligence (inteligência de negócio, ou simplesmente BI), pensamos em ação. Isso porque, o termo diz respeito à análise de dados brutos e sua transformação em informações comerciais valiosas. Assim, o BI provoca uma verdadeira transformação nas informações, que vai levar o gestor a tomar decisões melhores, de maneira mais eficiente e com mais chances de aumento de lucros.
O papel do BI é encontrar respostas para determinadas perguntas olhando para o desempenho da empresa em sistemas como ERP e CRM. Falando de forma um pouco mais técnica, o Business Intelligence utiliza sistemas que importam fluxos de dados de qualquer tamanho e os usa para gerar informativos que servirão de base para decisões específicas. Pode ser necessário fazer uso de ferramentas específicas para isso.
O que é Big Data?
Assim como o Business Intelligence, o Big Data é uma tecnologia utilizada pelas empresas que querem ter vantagem competitiva por meio de informação estratégica. Hoje em dia, todos sofremos com a sobrecarga de informações que, muitas vezes, mal conseguimos assimilar. Nas empresas, esse volume é ainda maior, já que dentro de uma organização existem dados de colaboradores, clientes, concorrentes, fornecedores, etc.
Essa informação toda é muito valiosa, mas somente se for tratada da maneira correta. É nesse contexto que entra o Big Data, que tem como objetivo organizar e disponibilizar um grande volume de dados para que tudo seja mais facilmente utilizado e acessado.
Benefícios do BI
Com o BI, as empresas transformam seus dados para linguagens de fácil assimilação e associação, gerando o compartilhamento de informações entre a gestão e os colaboradores – identificando os processos corretos, focando no objetivo da empresa e atendendo as necessidades dos clientes.
Listamos alguns benefícios do BI para auxiliar você na sua gestão empresarial. Confira:
- Auxilia no planejamento de gestão
- Ajuda na tomada de decisões
- Minimiza erros e riscos
- Torna métricas e indicadores aperfeiçoados
- Fideliza clientes
- Identificação de tendências de mercado
Benefícios do Big Data
Com a tecnologia de nuvem e um número infinito de servidores, as empresas podem coletar e analisar com eficiência mais de um milhão de dados em poucos minutos. Essas informações podem variar de dados de GPS coletados de todos os usuários de aplicativos até as transações de rastreamento de sites – em conjunto com informações demográficas sobre cada cliente.
Vejamos cinco benefícios que podem fazer com que essa tecnologia funcione para sua empresa:
- Auxilia na tomada de decisões
- Identificação padrões
- Acompanhamento da concorrência
- Criação de estratégia de marketing e monitoramento de mídias
- Relacionamento com o cliente
- Otimização de processos internos
- Gerenciamento de riscos
- Melhoria da cibersegurança
Para que fique ainda mais claro qual é a diferença entre BI e Big Data, apontamos a seguir como identificá-las e distingui-las.
Qual é a diferença entre BI e Big Data?
Apesar de muitos não perceberem, BI e Big Data não são a mesma coisa.
Big Data é um termo mais generalizado e abrangente. Os sistemas digitais geram cada vez mais dados, e o objetivo do Big Data é justamente criar novas abordagens para armazená-los. Já o Business Intelligence (BI) é uma tecnologia com propósitos mais específicos, pois o seu processo inclui coleta e monitoramento de informações, assim como sua filtragem e organização. O objetivo é oferecer esses dados de forma sucinta, de maneira que os gestores as recebam tratadas para tomar decisões estratégicas.
A grande diferença entre BI e Big Data é também o motivo pelo qual as duas são complementares. Uma atua de forma mais sistêmica e contínua, enquanto a outra trabalha com um objetivo específico.
Enquanto as soluções de Big Data servem para minerar dados de forma mais precisa, as ferramentas de BI analisam e condensam informações para tomada de decisões. Ambas possuem grande importância e devem ser bem entendidas para que as empresas possam aproveitá-las da melhor forma, agregando e alcançando os valores e resultados desejados aos negócios. É uma dupla infalível para a competitividade da empresa!
Agora que você já sabe quais são as diferenças entre BI e Big Data, e quais os benefícios de cada um, que tal entender melhor sobre as diferenças entre BI e Gestão Estratégica, e conhecer como cada um deles pode ajudar de forma significativa no crescimento da sua empresa? Saiba muito mais no nosso artigo!