O BSC é um modelo de gestão estratégica desenvolvido para permitir o alinhamento entre a missão de uma empresa e seus objetivos, em busca de melhores resultados. Acontece, porém, que quando aplicado de forma equivocada, ao invés de trazer benefícios, acaba trazendo problemas.
Você acredita que pode estar vivenciando algo do tipo em sua empresa? Para te ajudar a descobrir e, ainda, a solucionar o problema, vamos explicar melhor essa questão. Assim, ao final da leitura, você vai estar pronto para aplicar o Balanced Scorecard de forma correta e sem dificuldades. Vamos lá?
O que você vai encontrar neste blog:
ToggleO que é o Balanced Scorecard
Seja para identificar falhas na implementação ou para compreender os possíveis benefícios, é preciso se certificar primeiro de realmente entender o que é a metodologia do Balanced Scorecard, também conhecida pela sigla BSC.
Esse modelo de gestão que foi desenvolvido por David Norton e Robert Kaplan, dois renomados professores de Harvard. Seu objetivo era apresentar uma solução que permitisse a medição de resultados e a definição de objetivos feita com base em outros fatores, fugindo dos tradicionais indicadores financeiros, de faturamento ou de mercado.
Assim, o BSC ainda avalia a performance de uma empresa com base em perspectivas relacionadas às finanças e ao mercado, mas inclui os processos internos e o crescimento organizacional. Dessa forma, permite que a gestão combine dados e objetivos estratégicos à visão e a missão dessa empresa, garantindo melhores resultados.
Leia ainda: Por que investir em um escritório de gestão estratégica?
A sabotagem do BSC ― quando a implementação dá errado
O Balanced Scorecard envolve a medição de fatores extras relativos aos processos internos da instituição e à sua capacidade de aprendizado e crescimento.
Alinhar isso às demais métricas requer uma análise profunda e, por vezes, uma reformulação do posicionamento, valores e missão da empresa. Somente assim é possível garantir que a empresa, suas capacidades e objetivos estejam adequados, levando a uma estratégia sólida e condizente com a sua realidade.
E essa é uma tarefa que demanda tempo, esforço e o envolvimento de colaboradores de todos os níveis. E, geralmente, é nesse ponto em que a implementação do BSC dá errado e leva à problemas ao invés de benefícios.
Não raro, gestores buscam formas de agilizar o processo e de fazer reformulações tentando envolver menos o restante da empresa, seguindo a ideia de que reduzir esforços é poupar tempo. Ou, ainda, acreditam que podem se entregar ao balanced scorecard e esperar que o restante da empresa siga o exemplo.
A não compreensão do BSC e de seu potencial como metodologia que gera resultados em longo prazo é o que tende a levar à sua sabotagem. Seja essa uma dificuldade da parte do gestor ou de qualquer outro segmento da empresa.
Veja também como fazer desdobramento de metas
Como resolver o problema e extrair benefícios do BSC
Para resolver o problema, não tem como fugir do esforço necessário para garantir o envolvimento de todos. E isso parte do entendimento de que é preciso buscar formas de comunicação clara e outros métodos para alcançar e motivar todos os colaboradores.
Para garantir a melhoria interna, é imprescindível contar com a participação de cada colaborador ou setor responsável por cada processo. Do contrário, não é possível chegar a métricas sólidas que sejam condizentes com a realidade e tampouco conseguir aliar esses dados aos objetivos para desenvolver uma estratégia válida.
E, ainda, para que tudo isso dê certo, é necessário contar também com o apoio da tecnologia. Um bom software de gestão estratégica contribui para que a implementação do BSC tenha uma base concreta de dados para a análise do desempenho e para o monitoramento dos resultados a partir da definição da estratégia.
Isso porque, também não adianta conseguir envolver toda a equipe se não houver condições e embasamento para o cumprimento das outras etapas da metodologia.
Uma vez bem implementado, o BSC permite que a estratégia definida esteja devidamente adequada, reduzindo falhas e fraquezas e aumentando as chances de se posicionar de forma mais competitiva para conquistar o mercado.
Quer mais dicas para evitar a sabotagem do BSC da sua empresa? Confira também este post com 5 etapas para colocar a metodologia em funcionamento!