Otimizar o desempenho e desenvolver melhores práticas de gestão tem sido um grande desafio para as empresas. Mais do que processos padronizados e centralizados em sistemas de gestão, a empresa precisa aprender a utilizar os dados coletados em favor do seu negócio, transformando informações em inteligência corporativa.
Esse nível de eficiência e eficácia pode ser obtido através do CPM – Corporate Performance Management ou, em português, Gestão do Desempenho Corporativo.
O que você vai encontrar neste blog:
ToggleO que é CPM
Trata-se de um conjunto de melhores práticas que pretende melhorar o desempenho da empresa por meio da coleta, análise e monitoramento de indicadores de performance que, quando alinhados aos objetivos estratégicos, permitem uma visão integrada sobre o empreendimento.
Ele faz parte da área de inteligência de negócios e está focado em otimizar a gestão da empresa, avaliando dados como receita, faturamento, despesas, custos e retorno sobre o investimento, entre outros. Para sua total efetividade, ele deve estar integrado a outras ferramentas de gestão estratégica, CRM, ERP e Big Data e gerenciamento de projetos.
Para quê serve o CPM
Esse conjunto de melhores práticas tem como objetivo primordial oferecer uma visão sistêmica e integrada do empreendimento para que os gestores extraiam insights relevantes que levem a melhores decisões para o negócio, trazendo benefícios como:
# Alinhamento estratégico
A profundidade da análise de dados que traz o CPM permite à empresa ter uma perspectiva mais real acerca de seus objetivos e metas estratégicos, podendo transmitir, a todos os funcionários, diretrizes coerentes e de fácil compreensão. Cientes de seus deveres e responsabilidades, os funcionários trabalham alinhadamente a estes objetivos, contribuindo fortemente para que a empresa atinja o nível de eficiência e eficácia que almeja.
# Planejamento orçamentário preciso
Como fornece dados e informações de ordem financeira, o CPM contribui para um melhor planejamento orçamentário, elevando a efetividade da empresa em maximizar resultados e reduzir custos. Além disso, o acompanhamento sistemático que você passa a realizar depois de implementadas essas melhores práticas permite que você planeje o futuro do seu empreendimento com mais segurança, baseado em dados concretos sobre a saúde financeira do seu negócio.
# Redução de riscos do negócio
Riscos financeiros são os que têm maior impacto para o negócio, podendo chegar a inviabilizar a continuidade da empresa. Neste sentido, o CPM auxilia na identificação de riscos em potencial e na eliminação destes, resguardando o patrimônio da empresa com base na análise de dados. Por meio do histórico financeiro, por exemplo, você pode saber se é possível realizar um novo investimento, qual o grau de retorno deste investimento para o negócio e ainda a viabilidade do empreendimento.
# Avaliação de desempenho
O CPM também é capaz de refletir o desempenho organizacional de maneira que você possa encontrar gaps de competência e saná-los por meio de treinamentos, aquisição de tecnologias, ajustes de processos, entre outras ações corretivas. Isto porque ele traduz a informação coletada em indicadores de desempenho mensuráveis e de fácil entendimento, criando uma cultura de melhoria contínua na sua empresa.
# Visão compartilhada
Estando integrado a outras ferramentas de gestão como um software de Gestão Estratégica, CRM, ERP, Data Warehouse, etc, o CPM produz uma visão compartilhada sobre o negócio, pois traz mais um bloco de informações relevantes para o seu empreendimento, distribuindo esta informação entre todos os envolvidos.
Os fluxos comunicacionais tornam-se mais claros e transparentes, os funcionários são comunicados em tempo real e têm acesso a informações importantes para a execução de suas tarefas, aumentando o nível de produtividade e engajamento.
O CPM pode ser integrado a diversas ferramentas de gestão estratégica, como o BSC, o GPD e o VBM. Se você já utiliza uma destas, fique tranquilo em agregar o CPM e conquistar resultados ainda melhores!