Sem tempo para ler este artigo? Clique no player acima e ouça o conteúdo!
É comum ouvirmos falar em competências, no desenvolvimento delas e até mesmo em gestão por competências. Mas você sabe o que é isso? E como funciona uma matriz de competências? No post de hoje vamos falar sobre esse assunto bastante conhecido, mas pouco debatido por algumas empresas. Vamos esclarecer conceitos, dizer para quê serve e também dar algumas dicas de como montar essa tal matriz de competências. Pronto para começarmos?
O que você vai encontrar neste blog:
ToggleO que é competência
Competência é o resultado de três características combinadas: conhecimento, habilidade e atitude. Conhecimento é o que sabemos, o que aprendemos ao longo de nossas vidas; habilidade é a capacidade de colocar nosso conhecimento em prática e atitude é a pró-atividade, o querer colocar nosso conhecimento em prática.
Se você fez uma associação ao famoso CHA, tão usado na gestão de pessoas, já se conectou ao nosso assunto. Mas o que vem a ser a matriz de competências?
O que é matriz de competências
Quando abrimos uma nova função na empresa, listamos todas as características que o profissional que irá ocupar a vaga deverá ter, ou seja, listamos as competências necessárias para o cargo. Quais são os conhecimentos, habilidades e atitudes que este profissional deve ter? Mas, essa lista não é aleatória, ela corresponde a uma série de características que devem levar a um objetivo maior, alinhado ao planejamento estratégico da empresa.
Imagine que você está em busca de um gerente financeiro e que a principal responsabilidade desse gerente seja reduzir custos, otimizar recursos e aumentar a rentabilidade do negócio. Quando você for listar as competências que este profissional deve ter, deverá ter esses objetivos em mente para escolher um profissional que esteja alinhado aos objetivos da empresa, que possa suprir essas necessidades e trazer bons resultados. Isso significa que você montará uma matriz de competências para a função de gerente financeiro.
Veja também: 07 razões para aplicar a remuneração estratégica
Para que serve a matriz de competências?
A matriz de competências tem como principal objetivo verificar o alinhamento do profissional que ocupa ou ocupará a função com suas atribuições, que estão atreladas aos objetivos estratégicos da empresa.
Dessa forma, ela ajuda a definir os padrões de recrutamento e seleção, avaliação de desempenho e reconhecimento pelo desenvolvimento técnico e comportamental dos funcionários.
Após a criação da matriz de competências, os funcionários passam por uma avaliação de desempenho individual, onde são destacadas suas competências atuais e com boa performance; as competências que precisam ser desenvolvidas para que o funcionário atinja o nível de excelência exigido pela empresa e também os gaps de competência, isto é, suas necessidades de melhoria.
Após essa análise é feito um Plano de Desenvolvimento Profissional Individual, onde empresa e funcionário determinam, em conjunto, quais serão as competências trabalhadas, de que forma e quando. Algumas competências a desenvolver ou aprimorar são assumidas pela empresa e outras ficam a cargo do funcionário, que deverá buscar capacitações para promover sua qualificação profissional.
O que avaliar em uma matriz de competências?
Cada empresa desenvolve sua própria matriz de competências segundo suas necessidades mas, para facilitar a sua compreensão, listamos aqui algumas das competências que podem figurar na sua matriz:
- Trabalha com foco em resultados;
- Busca autodesenvolvimento;
- Trabalha em equipe;
- Possui foco nas necessidades dos clientes;
- Preza pela qualidade dos serviços;
- Tem proatividade;
- Age com maturidade;
- Trabalha sob pressão;
- Tem capacidade de liderança;
- Entre outros.
Cada item pode ter desdobramentos ou ainda níveis de excelência, por exemplo: para o item “trabalha com foco em resultados”, você pode ter subdivisões como “planejamento”, “execução” e “monitoramento”. Como níveis de excelência, podemos ter notas, de 1 a 5, ou itens como “razoável”, “bom” e “excelente”.
Você já possui um modelo de matriz de competências? Gostaria de implantar uma ferramenta como essa na sua empresa e ficou com dúvidas? Deixe seu comentário!