Como potencializar a função dos analistas de planejamento estratégico, ampliando suas contribuições para o sucesso das corporações.
Realizar a gestão e interpretação de informações, números e definição de estratégias corporativas, funções do analista de planejamento estratégico de uma empresa, requer dedicação, organização e, acima de tudo, demanda tempo, além de frequentes atualizações. Tudo isso inserido no cenário acelerado atual, em que as organizações, cada vez mais em busca da otimização de resultados e maior produtividade, acabam dedicando menos tempo para os devidos planejamentos.
A realidade que se vê nas empresas é que os analistas de planejamento se ocupam com realizações operacionais e não conseguem se dedicar efetivamente ao planejamento de estratégias, o que é prejudicial para as organizações, desacelerando o seu crescimento.
Sendo assim, como gerenciar melhor essas importantes atividades, economizando o tempo gasto com o preenchimento de planilhas e abrindo mais possibilidades para desenvolvimentos e execuções de ações?
Possuir sistemas automatizados que forneçam dados precisos, compilados em forma de gráficos, mapas e planilhas para facilitar as análises desses profissionais, vem a ser a resposta e torna-se fundamental nesses casos, além de ser um diferencial e tanto para quem busca sucesso nos negócios.
O software Gestão Estratégica da Stratec, adaptado à metodologia BSC – Balance Scorecard, auxilia os analistas na vinculação e análise da relação de causa e efeito entre os objetivos estratégicos da corporação, possibilitando uma interpretação precisa das informações nele contidas, que são atualizadas automaticamente conforme o abastecimento de informações por cada gestor.
Ou seja, a ferramenta possibilita que os gestores de cada área sejam os responsáveis por alimentar o sistema com os dados de seu setor, eliminando a cobrança por parte dos analistas e liberando esses profissionais para realizar diagnósticos, propor novas ações e indicar caminhos. Por meio da construção de dashboards – painéis de controle – com indicadores de desempenho de cada projeto ou área, o sistema auxilia na definição de metas e na medição de resultados. Os dashboards podem ser construídos para serem visualizados por todos, por uma área ou por um colaborador específico, facilitando também a coordenação de equipes, uma vez que os trabalhadores conseguem entender com mais clareza a sua contribuição para o negócio, ajustando melhor o seu foco.
Essa ajuda externa acaba por se fazer essencial para desafogar os analistas e permitir que enfim, sejam consultores internos, pensem estrategicamente nos rumos da empresa, em como superar desafios e principalmente em como evitá-los, contribuindo mais efetivamente para o seu desenvolvimento.