Com a nova funcionalidade no software, usuário não precisa analisar desvios de todos os indicadores, priorizando apenas o que quer monitorar
O software Gestão Estratégica acrescenta mais uma funcionalidade ao seu sistema. Agora, os usuários poderão utilizar o relatório de acompanhamento de maneira mais dinâmica e personalizada, com a opção de selecionar quais indicadores gerarão relatórios de acompanhamento ou não.
A mudança foi sugerida pela equipe de gestão da PESA, empresa de revenda e locação de máquinas pesadas Caterpillar na região sul do Brasil, representada por Cristina Deguchi, supervisora de planejamento e gestão. “Na verdade nós já tínhamos implementado a rotina de acompanhamento com outro software e quando trocamos para o software da Stratec, algumas funcionalidades que tínhamos no outro software eram imprescindíveis para que continuássemos com a rotina de acompanhamento. (Tínhamos um relatório financeiro que era monitorado pelas áreas. E a nossa rotina de acompanhamento não acontece para todos os indicadores.) Temos várias categorias de indicadores sendo monitorados pelo software, porém nem todos são analisados na rotina mensal. Então necessitávamos que a Stratec nos desse a opção de escolher para quais indicadores queríamos gerar relatório de acompanhamento”, conta Cristina.
Bruno Altoé, gerente regional de contas da Stratec, explica que, anteriormente, o usuário definia nas configurações, qual farol que ia direcionar o relatório de acompanhamento. “A sugestão de melhoria da PESA foi de poder escolher qual indicador vai gerar ou não o relatório, porque antes era definido para a base inteira. Agora pode ser escolhido individualmente”, afirma. Ele acrescenta ainda que hoje, o usuário, além de poder escolher o indicador que vai gerar o relatório, também decide quais deles vão gerar email para os responsáveis.
Cristina conta que após essa mudança, o software foi efetivamente distribuído para os gestores da empresa. “Assim que tivemos a alteração, começamos a liberar o acesso dos gestores para eles fazerem as análises. Até então ficamos segurando o acesso para não confundi-los”, afirma. O software está sendo usado na PESA desde Março e segundo Cristina, eles tem sugestões para outras customizações. Cristina está em constante contato com a equipe da Stratec para tornar o software cada vez mais adaptado à organização. “Tem outras sugestões que queremos implementar ainda no software, por exemplo, os emails enviados automaticamente chegavam na caixa de entrada com o remetente ‘alerta’ e pedimos para mudar para ‘Gestão PESA’”, exemplifica. Cristina acrescenta ainda que algumas funcionalidades do software da Stratec eram diferentes do software que usavam anteriormente mas, por apresentarem uma boa alternativa, fizeram com que eles se adaptassem à nova função. No entanto, no caso do relatório de acompanhamento era necessário mudar para facilitar o processo interno da PESA.
Altoé conta que existem outras novidades no software, como por exemplo, a opção do relatório só ser considerado preenchido, depois de criar uma ação no plano de ação. “Assim ele fica indicado em qualquer filtro de pesquisa e indica que aquele farol, naquele mês teve um relatório preenchido”, explica. Além disso, quando você entra no plano de ação através do relatório de acompanhamento, você escolhe se a ação é preventiva ou corretiva, para qualifica-la. “Antigamente tinha quatro campos para preencher o relatório, onde o usuário inseria as informações do que foi planejado e o que já foi feito. Agora não precisa estar tudo no mesmo campo, é possível criar subitens”, revela.
Clique nas imagens para ampliar.
E as novidades não param de surgir. Neidson Silva coordenador de suporte e homologação da Stratec acrescenta ainda que outra novidade é a opção de sinalizar no farol que o relatório de acompanhamento foi preenchido, com isso, ficando mais evidente para o gestor, o seu preenchimento. “Criamos também uma opção de somente considerar que o relatório de acompanhamento foi cadastrado, se houver proposição cadastrada”. E o melhor: essas duas opções acima são configuradas no sistema, portanto o cliente opta por utilizar ou não.
Cristina elogia a customização do sistema: “São mudanças simples, porém imprescindíveis para nossa gestão, senão geraria um trabalho manual desnecessário para a equipe responsável pela gestão estratégica”, diz.