De acordo com estimativa divulgada pelo Sebrae, as pequenas empresas devem ser responsáveis pela geração de 1 milhão e 300 mil empregos formais em 2011. O número foi projetado com base no Cadastro Nacional de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho (Caged). De acordo com reportagem da Agência Sebrae de Notícias divulgada pelo portal Exame, o volume representa cerca de 76% dos novos postos de trabalho estimados para o ano.
O Ministério do Trabalho também divulgou dados que refletem a importância das micro e pequenas empresas para a geração de empregos no país. Entre janeiro e agosto, as MPEs foram responsáveis por 72,5% das contratações realizadas. O que representa que o conjunto de empresas do Simples Nacional criou mais de 1 milhão de vagas durante o primeiro semestre.
Outro bom indicativo para o setor é o crescimento da formalização das pequenas empresas. Atualmente, os números dão conta da existência de 5,4 milhões de micro e pequenas empresas e empreendedores individuais optantes pelo Simples. Há dois anos, estima-se que houvessem cerca de 3,3 milhões de MPEs.
O que se espera agora, pelo levantamento do Sebrae divulgado no Exame.Com, é um maior crescimento na participação produtiva. As MPEs respondem por 20% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional e o volume tende a crescer. Para isso, vai contar a adoção de políticas de inovação que, na análise do Sebrae, podem inclusive torná-las mais competitivas no mercado internacional.
Com informações presentes em:
http://www.agenciasebrae.com.br/
http://exame.abril.com.br/pme/noticias/pequenas-empresas-devem-gerar-76-das-vagas-formais