Estudo realizado pela consultoria Deloitte indica aumento do acesso de pequenas e micro empresas (PMEs) a fundos e linhas de crédito de capital público. De acordo com os dados divulgados por reportagem do portal HSM, das 250 empresas de pequeno e médio porte que registram maior crescimento no país, 42% utilizaram linhas públicas de financiamento durante os últimos três anos. Em 2006, esse número era de apenas 17%.
Na análise de especialistas ouvidos pelo HSM.Com, esse número poderia ser ainda maior, se não fosse a falta de bons modelos de gestão em muitas das chamadas PMEs. De acordo com a reportagem, há, inclusive, fundos que acabam não alocados por falta de empresas que preencham os requisitos para sua distribuição.
A importância desse investimento em gestão é confirmada pelo estudo da consultoria Deloitte. Conforme menciona o HSM, das 250 empresas que se destacaram na pesquisa, 82% possuem planejamento estratégico e 9% pretendem implantá-lo. A reportagem traz ainda, outra estatística interessante no que se refere à governança corporativa. A pesquisa revela que 69% das principais PMEs do país tem diretoria executiva e 40% possuem conselhos fiscais.
Para o professor em economia e finanças na Universidade Presbiteriana Mackenzie, André Fernandes Lima, uma gestão administrativa e financeira organizada é primordial para o acesso às linhas de crédito do BNDES. Na entrevista ao HSM, o professor relembra as exigências observadas pelo órgão, que são: capacidade de pagamento, cadastro comercial satisfatório; quitação das obrigações fiscais e previdenciárias; não estar em regime de recuperação de crédito; dispor de garantias para cobertura do empréstimo e cumprimento da legislação ambiental.
“Infelizmente, muito destes empresários tem o costume de modificar seus balanços com o intuito de pagar menos imposto e acabam ‘dando um tiro no próprio pé’. Quando recorrem ao BNDES e tem o recurso negado colocam a culpa na burocracia”, alerta André Fernandes Lima, em trecho da entrevista publicado pelo HSM.Com.
Com informações do portal HSM