Carreiras executivas ligadas ao setor de inovação estão entre as mais promissoras do país até o ano de 2020. A projeção é de um estudo realizado pela Fundação Instituto de Administração (FIA) que, de acordo com reportagem do Portal HSM, deu destaque especialmente ao cargo de CIO (Chief Innovation Officer). A pesquisa foi realizada pelo Programa de Estudos do Futuro – Profuturo – um departamento da instituição cujo foco é a análise de tendências do mercado das relações de trabalho.
Em depoimento prestado à matéria, o professor James Wright, um dos coordenadores da pesquisa, analisa que a necessidade desse tipo de profissional é crescente no Brasil e demonstra que o país precisa aprimorar sua capacidade de gestão e inovação. Para Wright, o investimento em inovação de processos, produtos e modelos de negócios é fundamental para que o país aumente sua produtividade industrial e desponte entre as nações desenvolvidas.
Nesse cenário, cresce a importância do profissional que comande a inovação nas empresas. Para James Wright, a capacidade de sensibilizar pessoas para a mudança é um dos atributos fundamentais para o CIO, além de outras características importantes: “A capacidade de arriscar o que vai acontecer no futuro, a sensibilidade para apontar as necessidades do mercado e a compreensão de como funcionam os processos para geração de valor são atributos valoráveis no profissional que pode vir de diferentes áreas; mas precisa ter conhecimento técnico em negócios, assim como entender de marketing e possuir um ótimo relacionamento interpessoal”, define Wright em depoimento presente na reportagem do portal HSM.
Fica a dica para as empresas e os profissionais que estão de olho nas novas possibilidades do mercado corporativo.
Com informações do Portal HSM