Na busca pelos melhores resultados, a gestão estratégica das empresas precisa de um planejamento baseado em etapas que desenvolvam a maturidade do processo. Esse é o conceito defendido pelo diretor executivo da Stratec como parte da filosofia da empresa de oferecer ao mercado soluções na área de gestão corporativa. Visando especificamente o aperfeiçoamento da gestão estratégica, Guilherme Barbassa conta que a Stratec vem desenvolvendo um modelo de graus de maturidade que poderá ser aplicado pelos clientes para planejar e avaliar etapas cumpridas rumo a excelência em gestão.
“O principal objetivo em desenvolver um modelo é a possibilidade de as empresas estabelecerem um cronograma que vise etapas, prevendo também as metas seguintes. É comum a aplicação dessas metodologias em áreas como gestão de projetos e pessoas e também na área de qualidade; mas não encontramos nada parecido para aplicação na gestão estratégica”, reforça Guilherme Barbassa.
O diretor executivo da Stratec explica, ainda, que tais metodologias costumam estabelecer padrões de pontuação com escalas de 1 a 5; indicando qual o nível de sofisticação atingido por aquela empresa na aplicação de determinado método de trabalho em todas as suas nuances e funções. “No caso da gestão estratégica, a inexistência de um padrão de planejamento e aplicação de etapas acaba criando dois problemas bastante comuns. Primeiro, a falta de planejamento correto faz com que algumas tentativas de implantação de gestão estratégica sejam fracassadas; o que traumatiza a empresa. Outro porém se observa justamente porque os diversos setores da empresa tem diferentes graus de maturidade dos processos. E não adianta ser excelente em gestão de pessoas e não ter um bom gerenciamento de projetos por exemplo. É essencial esse investimento global em gestão”, exemplifica.
Para Guilherme Barbassa, a experiência da Stratec no atendimento de seus cerca de 50 clientes num trabalho diretamente calcado na área de gestão é o que determina a percepção e o conhecimento de mercado que destacam a empresa. “Nossos clientes nos dão o know how de acompanhar diferentes níveis de maturidade e perceber as necessidades das empresas para a evolução do conceito de gestão estratégica no conjunto de processos internos. Essa é a base que nos serve para pensarmos um modelo de acompanhamento da maturidade em gestão estratégica; inclusive utilizando o mapeamento fornecido pelos nossos softwares já bastante reconhecidos como soluções de gestão”, afirma.
Por fim, o diretor executivo da Stratec também reforça que, para atingir excelência em gestão, é fundamental o investimento em cultura organizacional; o que demanda um período de tempo que gira em torno de três a quatro anos. Por isso, Guilherme Barbassa traz algumas dicas essenciais. Antes de mais nada, as empresas devem fazer um planejamento de gestão para um período de cinco anos e que leve em conta os graus de maturidade pretendidos nas diferentes etapas e a previsão dos objetivos para as seguintes. As principais áreas citadas pelo executivo no desenvolvimento de uma gestão de excelência são, além da gestão estratégica, a gestão de pessoas, o gerenciamento de processos e projetos e a gestão de orçamento.