Abrindo o último trimestre, o mês de outubro chega despertando nas empresas a necessidade de se planejar o próximo ano. Tratando-se de gestão estratégica, esse é sempre um momento delicado, pois traduzir as expectativas futuras em metas reais exige dos gestores uma visão apurada do negócio, identificando tudo o que já foi realizado, bem como o que precisa ser revisto. De todo modo, ainda que não seja uma das tarefas mais fáceis, o replanejamento é essencial para garantir a sustentabilidade e o sucesso do negócio e, por isso, separamos algumas dicas para te ajudar nessa missão. Vamos lá?
O que você vai encontrar neste blog:
Toggle1. Vá além dos números
Ao se dedicar ao planejamento estratégico, não fique preso somente aos números, mas tenha também o cuidado de prever se é necessário otimizar a estrutura, o modelo organizacional, a gestão de pessoas e a comunicação da empresa, visando sempre fortalecer a marca e a imagem da organização no mercado em que atua.
2. Analise o histórico
É essencial que sua empresa faça um movimento de analisar o histórico do último ano, quais foram os acertos e erros, levantando o que pode ser melhorado, os riscos que podem ser mitigados e oportunidades de crescimento. Para tal, conte com a participação dos seus colaboradores que vivenciam no dia a dia as dificuldades do negócio e podem ter ideias criativas para aumentar o faturamento ou otimizar recursos.
3. Considere o contexto atual e as previsões
Após dois anos de crise, o que tudo indica é que o ano de 2017 será o inicio da recuperação econômica brasileira. Levar esse contexto em consideração na hora de planejar as metas do ano que vem, é fundamental para se estabelecer um plano realista. Seguindo a lógica otimista, se a inflação tende a ser menor, as taxas de juros também serão mais amenas, o que pode representar um estímulo ao consumo. Mas, é muito importante pesquisar como o seu mercado deve se comportar, quais são as tendências, os planos da concorrência e expectativas.
4. Definindo o plano
Com o cenário previsto e o histórico revisado, é hora de traçar os objetivos da empresa para o próximo ano. Além dos objetivos estratégicos, é essencial desdobra-los em metas e ações. Crie um plano de ação com a definição de responsáveis, prazos e orçamento. Procure estabelecer um cenário otimista, um realista e um pessimista. Afinal, é preciso estar preparado para qualquer situação.
5. Apoie-se nas ferramentas de TI
Se você pode otimizar, por que manter as coisas complicadas? Hoje em dia existem diversas soluções de TI que podem otimizar a gestão do negócio e o acompanhamento do planejamento estratégico, garantindo que o que foi planejado, se cumpra.
Uma delas é o software Gestão Estratégica, que pode ser usado para monitorar todos os objetivos desde o nível estratégico, tático e operacional. Com o sistema, toda a estratégia pode ser consolidada em metas, objetivos e projetos. E o melhor, tudo pode ficar disponível em um dashboard, onde todos acompanham os resultados da companhia e se cobram mutuamente, para que as metas sejam cumpridas, criando uma cultura de gestão à vista.
Veja também: Painéis de controle: por que sua empresa precisa de um
Para conhecer melhor do software Gestão Estratégica, veja nossos vídeos ou solicite uma apresentação.