No ambiente de trabalho, os colaboradores estão sujeitos a enfrentarem uma série de riscos, que podem variar desde perigos físicos e acidentais, até ameaças biológicas e químicas. Por isso, é dever de toda empresa fornecer a segurança e proteção necessária para que seus trabalhadores possam exercer suas atividades com tranquilidade. É nesse contexto que entra o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR).
Considerado uma das maiores mudanças em questão de segurança do trabalho, a implementação do PGR se tornou obrigatória para as organizações de todo o território nacional, a partir de janeiro de 2022.
Com a implementação da ferramenta, as empresas são capazes de identificar, com mais clareza, os principais riscos presentes em seus processos e atividades, permitindo a adoção de medidas preventivas para proteger a integridade dos trabalhadores. Mas afinal, você realmente sabe o que é PGR e como o Chat GPT pode ser usado como aliado na implementação e atualização do modelo? Continue lendo e entenda!
O que você vai encontrar neste blog:
ToggleO que é PGR?
Antes de mais nada, é essencial compreender o que exatamente é o Programa de Gerenciamento de Riscos. O PGR trata-se de um conjunto de técnicas de gestão que deve ser rigorosamente seguido e implementado pelas firmas. O programa também contempla medidas de prevenção que visam atenuar ou eliminar os riscos presentes no ambiente de trabalho, promovendo uma maior proteção e segurança aos trabalhadores.
O PGR se destaca como um importante instrumento de gestão de riscos, na medida em que consegue identificar, avaliar e controlar as possíveis danos, e como consequência, evitar a ocorrência de acidentes, lesões e doenças ocupacionais. Os principais objetivos desse programa são:
- Identificar os possíveis perigos à saúde do trabalhador;
- Avaliar as ameaças ocupacionais e especificar o nível de risco;
- Implementar medidas de prevenção, de acordo com a classificação de riscos;
- Monitorar o controle dos riscos ocupacionais.
Mas lembre-se: para ser eficiente, o PGR precisa ser estruturado de acordo com as necessidade de cada empresa. Além de caracterizar os riscos e classificar os níveis de riscos para escolher as melhores ações preventivas. Uma boa dica é contar com a ajuda de softwares especializados em gestão de riscos para garantir a eficácia do programa, como o Belt.
Mas afinal, como funciona essa ferramenta?
Para o PGR funcionar corretamente, ele deve conter dois documentos base: o Inventário de Riscos e o Plano de Ação.
O inventário de riscos é um documento usado para listar e identificar os riscos presentes em cada atividade dos funcionários, como químicos, físicos, biológicos e de acidentes, por exemplo.
Para ser executado corretamente, o Inventário de Ricos Ocupacionais deve contemplar, no mínimo, as seguintes informações:
- Definição dos processos e das necessidades do ambiente de trabalho;
- Descrever as atividades realizadas;
- Explicar os perigos, possíveis lesões ou agravos à saúde do trabalhador, identificação das fontes ou circunstâncias dos riscos gerados pelos peritos. Além de indicar os grupos de trabalhadores sujeitos aos ricos, e das medidas de prevenção implementadas;
- Monitorar os dados de análise preliminar ou da exposição a agentes físicos, químicos e biológicos, bem como os resultados da avaliação ergonômica, nos termos da NR-17;
- Avalia dos riscos, incluindo a classificação para fins de elaboração do plano de ação;
- Descrever os critérios adotados para avaliação dos riscos e tomada de decisões.
Já no caso do Plano de Ação, o documento mostra detalhadamente como será feito o controle dos riscos presentes no inventário. As informações que devem conter no modelo são:
- A empresa deve elaborar um plano de ação, indicando as medidas de prevenção a serem adotadas, aprimoradas ou mantidas
- Para as medidas de prevenção, deve ser mantido um cronograma contendo formas de acompanhamento e aferição de resultados.
Agora, basta acompanhar o status de implementação de ambos os documentos para ver se a ação teve resultado em sua empresa. Caso você ainda tenha dificuldade na elaboração do PGR, recomendo contar com a ajuda de um software completo, que agora conta com a integração do ChatGPT em seu sistema, o Belt.
ChatGPT + Belt: A combinação que está mudando o jogo
A Actio, é a primeira empresa de softwares de gestão brasileira a realizar a integração com o ChatGPT!
Isso significa que agora, nosso módulo de gestão de riscos conta com um consultor virtual com Inteligência Artificial. Como consequência, garantimos a formação de uma cultura de resultados e coerência metodológica no processo
Com o Belt, será possível identificar, de forma mais precisa, os riscos envolvidos em cada atividade, permitindo a criação de planos de mitigação mais assertivos e a adoção de controles mais eficazes, que se adequam às características específicas de cada risco.
Além disso, a integração do ChatGPT ao software também permite melhorar a tomada de decisões do seu negócio. Tendo em vista que é possível acessar informações precisas em tempo real no Belt, os profissionais que realizam tarefas arriscadas, podem se dedicar a tarefas mais analíticas e de gestão estratégica, aumentando assim sua produtividade e melhores resultados.
Como você já pode perceber, com o software da Actio, se tornou ainda mais fácil proporcionar um ambiente de trabalho mais seguro e confiável para seus trabalhadores, além de garantir uma maior eficácia em todas as etapas do processo de gestão. Não deixe de pedir um orçamento aos nossos consultores. Quer receber mais conteúdos como esse? Não se esqueça de seguir a Actio no Instagram, Linkedin e Facebook.